Incêndios nas indústrias: saiba quais as principais causas

Incêndios nas indústrias: saiba quais as principais causas

Incêndios em indústrias podem ser mais frequentes do que se imagina. Isso porque os ambientes industriais são favoráveis a esse tipo de ocorrência. E é interessante ressaltar que além da hostilidade do ambiente, diversos outros fatores podem ser considerados gatilhos para um incêndio de grandes proporções.

Antes de conhecer as principais causas, é preciso entender os métodos de prevenção de acidentes, incluindo incêndios. E isso é imprescindível para manter a segurança do ambiente. Portanto, é importante considerar que, mais do que perdas financeiras, podem ocorrer a perda de vidas.

E para elaborar um plano de alta eficiência para prevenção e combate a incêndios nas indústrias, é preciso mapear as principais causas e realizar um estudo detalhado para mitigar os riscos e impactos.

Quais as principais causas dos incêndios nas indústrias?

Inúmeros fatores contribuem para que incêndios nas indústrias ocorram, como, falhas em processos operacionais, equipamentos inadequados e instalações mal estruturadas, podendo servir de início para um foco de fogo. Dentre as diversas causas de incêndios industriais, as principais são:

Instalações elétricas

As instalações elétricas são as campeãs das causas de incêndios nas indústrias. Isso porque a estrutura atual pode não suportar a sobrecarga promovida pelos equipamentos. Outro fator também é a falta de manutenção nas redes elétricas, desgastes da fiação ou de tomadas, que podem ocasionar curto-circuito e, inevitavelmente, fagulhas que podem ser princípio de um incêndio.

Falhas humanas e de processos de operação

Em muitos casos de incêndios nas indústrias, o início da chama ocorre devido a um processo executado de maneira indevida ou sem os cuidados necessários para evitar o risco de fogo. Dentre as falhas humanas, também é importante lembrar que funcionários sem treinamento adequado ou falta de conscientização do perigo do ambiente, como fumar em locais indevidos, são gatilhos para iniciar um incêndio.

Equipamentos sem manutenção adequada

Assim como as instalações elétricas, os equipamentos utilizados na produção industrial também podem causar incêndios. Equipamentos com funcionalidades comprometidas, principalmente aquelas que aumentam a segurança, são fatores de riscos para incêndios nas indústrias. Falhas de funcionamento ou desgastes na parte elétricas de equipamentos também podem iniciar um foco de chama a partir de um curto-circuito.

Manuseio e armazenamento de combustíveis e inflamáveis

Em ambientes industriais é muito comum a utilização de substâncias inflamáveis ou de combustíveis para o funcionamento de alguns tipos de máquinas. Porém, o uso inadequado e o armazenamento incorreto desses produtos podem servir de ignição para um incêndio industrial. E além de iniciar os focos de chamas, esses tipos de substâncias servem como propagadores do fogo, aumentando ainda mais a área afetada de forma rápida e de difícil contenção.

Incêndios criminosos

Infelizmente, práticas criminosas também devem ser consideradas uma das principais causas de incêndios nas indústrias. Os motivos são diversos, desde sabotagens a insatisfação de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a empresa. E dependendo do gatilho utilizado e da estrutura operacional, um incêndio em indústria pode alcançar grandes proporções.

Incêndios nas indústrias causam grandes impactos

Quando ocorre um incêndio em indústrias, os impactos não ficam restritos às dependências da empresa. Se a empresa está localizada em uma área urbana, toda a população residente nas proximidades precisa ser evacuada imediatamente para não ser atingida pelas chamas. Veículos estacionados também precisam ser removidos para evitar explosões.

Para uma indústria, as perdas podem ser irreversíveis, tanto de equipamentos, matéria prima como colaboradores. Por isso, é importante tomar medidas eficientes para evitar incêndios nas indústrias, mas também para o controle e o combate efetivo de focos de fogo assim que identificados.

Medidas de prevenção para combate a incêndios nas indústrias

A prevenção é sempre a melhor medida para se mitigar acidentes. E no caso de incêndios nas indústrias, trabalhar dessa forma é fundamental para evitar grandes perdas.

O ideal é manter um checklist bem estruturado para uma atuação efetiva na prevenção e combate a incêndios. A Skyfire disponibiliza um roteiro para orientar na criação de um plano de combate a incêndios que serve de orientação para minimizar este problema em qualquer tipo de empresa.

E além do plano de contingência para combate a incêndios nas indústrias, algumas medidas são de suma importância para garantir o sucesso da operação e promover segurança, não só ao ambiente como também aos colaboradores:

  • Treinamentos a funcionários sobre os processos operacionais corretos e cuidados a serem tomados dentro do ambiente industrial;
  • Processos operacionais que utilizam chamas ou promovem fagulhas devem ter atenção redobrada, além de serem executados em um ambiente seguro e apropriado;
  • Manutenção periódica dos equipamentos;
  • Atualização e verificação constante das instalações elétricas;
  • Aquisição de equipamentos já desenvolvidos com proteção contra incêndios. Um exemplo são rádios transmissores à prova de explosões;
  • Armazenar adequadamente combustíveis e matérias primas inflamáveis;
  • Criação de protocolos de segurança. Essas informações devem ser de conhecimento de todos os funcionários da empresa, integrando o plano de prevenção e combate a incêndios;
  • Implementação de sistemas de combate a incêndio, principalmente em áreas de alto risco.

Essas são algumas medidas que devem ser tomadas em todo ambiente industrial. É importante lembrar que as perdas ocasionadas por incêndios nas indústrias são incalculáveis. Portanto, investir na prevenção e mitigação de problemas do tipo possui um custo muito menor do que os prejuízos de um incêndio industrial.

A Skyfire na prevenção de incêndios nas indústrias

Somos uma empresa especialista em equipamentos de detecção e alarme de incêndios. Com experiência no mercado de mais de 15 anos, trabalhamos com total responsabilidade, tudo para que sua empresa ou indústria possa receber o que há de melhor no mercado para detecção e alarme de incêndios.

Temos uma linha completa de equipamentos de alto padrão e devidamente certificados de acordo com as Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010. E, além de um amplo estoque de equipamentos e softwares que utilizam a tecnologia a favor, realizamos treinamentos especializados. Em um ambiente preparado, você e sua equipe terão acesso a uma gama de informações e ações que vão garantir ainda mais a segurança no seu ambiente de trabalho, preparando você e seus colaboradores para ações imediatas de prevenção de incêndios.

Somos sua parceira quando o assunto é sistema de detecção e alarme de incêndios nas indústrias e em empresas de diversos setores e portes. E poder receber assistência completa de quem entende do que está falando, é uma grande oportunidade de assegurar a proteção completa do seu patrimônio e das pessoas que ali circulam. Por isso, conte sempre com a Skyfire, que é especialista no mercado sistema de detecção e alarme de incêndios.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Acompanhe nosso blog e acesse muito mais conteúdos como esse.

 

Até a próxima. 😊