Incêndios estruturais – o que são e como evitá-los?

Incêndios estruturais – o que são e como evitá-los?

De acordo com Dados do Instituto Sprinkler Brasil – ISB, em 2020, foram contabilizadas 1244 ocorrências de incêndios estruturais noticiados pela imprensa. Os empreendimentos comerciais (shoppings, lojas e supermercados) foram os que mais registraram ocorrências, com 255 registros, seguido por depósitos, com 220.

Mas você sabe o que são incêndios estruturais e como evitá-los?

Continue a leitura! 🙂

 

Incêndios estruturais

Os chamados “incêndios estruturais” são aqueles que poderiam ter sidos evitados com a instalação de sprinklers, em locais como depósitos, hospitais, hotéis, escolas, empreendimentos comerciais, entre outros.

Nas estatísticas de incêndios estruturais, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB), não inclui os incêndios residenciais, embora também possam ser considerados como estruturais. Esse tipo de incêndio não é objeto de acompanhamento porque a legislação de segurança contra incêndio não se aplica a residências familiares, onde acontece o maior número de ocorrências de incêndios.

Entre os diferentes tipos de estruturas, os estabelecimentos comerciais, como shoppings, lojas e supermercados, foram os que mais registraram algum tipo de ocorrência de incêndio nos últimos três anos, seguidos por depósitos e indústrias.

 

As principais causas dos incêndios estruturais

As principais causas das ocorrências de incêndios estruturais são resultantes da falta de manutenção do sistema de incêndio, projetos mal elaborados ou da qualidade dos equipamentos utilizados, fazendo com que muitas vezes o “barato saia caro”.

A legislação de prevenção e combate de incêndio é estadual, e a de São Paulo é uma das mais avançadas do país, servindo de modelo para outros estados.

Infelizmente, a legislação diz apenas da obrigação da instalação do sistema de prevenção e combate a incêndio, mas não faz referência sobre a qualidade dos equipamentos. Assim, existem sistemas instalados por todo o país, seguindo a legislação, mas isso não significa que eles funcionarão corretamente e isso só será descoberto no momento em que acontecer alguma ocorrência.

Mas o que fazer para evitar esse tipo de sinistro?

Os incêndios estruturais são dinâmicos e perigosos, mas quando o sistema de detecção e alarme de incêndio é completo e atuante, os focos iniciais podem ser detectados a tempo de tomarem proporções maiores, causando danos a vidas e patrimônios.

Além de um sistema adequado, alguns pontos são importantes e devem ser considerados:

O incêndio sempre acontece em locais onde a prevenção é falha! Fique atento!

 

A SKYFIRE pode te ajudar a manter as edificações seguras, protegendo vidas e patrimônios!

Possuímos um portfólio amplo de soluções para detecção e alarme de incêndios, para diversos segmentos e edificações. Todos os nossos equipamentos estão de acordo com as normas brasileiras e possuem Certificação Europeia (CE).

Em nosso site você pode conferir a especificação de cada equipamento.

 

Tem alguma dúvida sobre incêndios estruturais ou sobre algumas das nossas soluções? Fale com um de nossos especialistas!

Estamos disponíveis nos seguintes telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou se preferir envie um e-mail para atendimento@skyfire.com.br

 

Gostaria de ler sobre algum tema específico? Mande sua sugestão pra gente!

Continue nos acompanhando para não perder nenhum conteúdo! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *