Equipamentos de proteção individual para bombeiros: o que eles devem usar?

Equipamentos de proteção individual para bombeiros: o que eles devem usar?

Ser bombeiro é uma profissão linda, porém traz diversos riscos. Diariamente esses profissionais arriscam suas vidas para salvar outras pessoas. Não apenas no combate de incêndios, os bombeiros também atuam em diversos outros tipos de resgate e contenção. Sendo assim, os equipamentos de proteção individual devem fazer parte da vida dos bombeiros sem nenhuma exceção.

Existe uma série de equipamentos que atuam em prol da segurança do profissional, evitando danos leves e permanentes. Alguns equipamentos podem parecer simples, mas são extremamente indispensáveis em momentos de risco.

É de responsabilidade da empresa contratante que os bombeiros estejam utilizando os equipamentos adequados. Quem não cumprir as Normas Regulamentadoras, está sujeito a multas, entre outras penalidades.

Vamos conhecer mais sobre o assunto a seguir! Continue lendo para se manter informado e poder questionar as empresas sobre qualquer evento irregular:

 

Os riscos da operação dos bombeiros

Todos os dias os bombeiros enfrentam diversos riscos, que podem ser evitados com os equipamentos de proteção individual. Além de acidentes de trabalho, os profissionais podem enfrentar doenças ocupacionais provenientes da sua rotina.

Alguns dos obstáculos que os bombeiros enfrentam são:

  • Altas Temperaturas;
  • Riscos Químicos;
  • Riscos Respiratórios;
  • Acidentes em geral;
  • Entre outros fatores.
  • Quedas

 

Com isso, algumas consequências podem acontecer, como:

  • Queimaduras leves e graves;
  • Hipoacusia;
  • Contágio com doenças provenientes de vírus e bactérias;
  • Doenças pulmonares crônicas (asma, bronquite, rinite);
  • Danos psicológicos;
  • Fraturas;
  • Entre outros.

 

Por isso, para evitar ao máximo qualquer contratempo, as normas da segurança do trabalho exigem uma série de métodos a serem seguidos em cada ação.

 

Equipamentos de proteção individual para bombeiros

Vamos conhecer a utilidade dos principais equipamentos a seguir:

 

Calçado para bombeiro

A bota especial que os bombeiros usam, fazem parte do traje de segurança. O material é todo anti-chama, contando com proteção e vulcanização em autoclave e forro acrílico.

 

Capuz Balaclava

Este item é responsável por parte da proteção da cabeça. É uma espécie de tecido com tecnologia anti-chama, que é capaz de suportar até 300ºC.

 

Capacete de Segurança

O capacete deve ser específico para a profissão, licenciado e de alta qualidade. Assim ele evita diversas lesões e ainda conta com tecnologia anti-chamas.

 

Uniforme

O uniforme dos bombeiros também faz parte dos equipamentos de proteção individual. Eles são fabricados em 3 camadas e suportam até 1000ºC. Também são anti-chamas e a camada interna do traje é térmica.

 

Luvas

Como proteção para as mãos, as luvas para bombeiro também possuem tecnologia própria para altas temperaturas, com um reforço extra.

 

Proteção respiratória

Como sabemos, a fumaça de um incêndio é extremamente tóxica. Com a dificuldade de respirar ar puro, os respiradores são uma excelente solução. Realmente indispensáveis.

 

Equipamentos para trabalhar em alturas

Havendo a necessidade da atividade ser desenvolvida acima de 2 metros do nível inferior, será considerado trabalho em altura. Nestes casos, os EPIs para trabalho em altura serão obrigatórios.

 

Proteção Auditiva

Deverão ser utilizados abafadores de ruídos ou protetores auriculares se for identificada a presença de ruídos acima dos limites de tolerância determinados pela NR 15.

Para a segurança dos bombeiros, os equipamentos de proteção individual devem ser de extrema qualidade, seguindo todas as normas da legislação vigente. Como vimos mais acima, a segurança do trabalho não pode falhar, pois qualquer falha traz danos irreversíveis.

 

Conte com a melhor empresa no ramo de prevenção de incêndios!

 Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, para isso oferecemos as melhores soluções em sistema de detecção e alarme de incêndio.

Você pode conferir as nossas soluções acessando o nosso site!

 

Visite as nossas redes sociais e não perca os nossos conteúdos!

Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *