Descubra a importância da manutenção do sistema de alarme

Descubra a importância da manutenção do sistema de alarme

O sistema de prevenção e combate a incêndio é fundamental em diferentes estabelecimentos, em espaços que recebem uma grande quantidade de usuários. Ele garante mais segurança, minimizando os riscos de um sinistro de maiores proporções. Mas, como se sabe, um sistema é composto por diferentes componentes.

É importante fazer a manutenção desse sistema, assim evitamos que, devido a falhas em algum de seus componentes ou peças, ele não funcione corretamente e, no momento mais crítico, ele se mostre ineficaz.

Isso significa que a manutenção garante que todo o conjunto seja eficiente e eficaz. Veja mais sobre a importância da manutenção do sistema de alarme: leia o artigo completo!

Quais são os tipos de manutenção do sistema?

Vamos, primeiramente, falar sobre os tipos de manutenção para o sistema de alarme. Falamos sobre a manutenção preventiva e sobre a manutenção corretiva. 

A manutenção corretiva consiste na suspensão do funcionamento do produto para corrigir o defeito ou detectar a irregularidade. O processo exige tempo e dinheiro, dependendo do nível de reparo que ele precisa.

A manutenção preventiva tem como finalidade a prevenção contra danos futuros de forma que seja prologada a vida útil do equipamento. Assim, se reduz a necessidade de trabalhos de reparo de emergência, assegurando que o sistema de alarme contra incêndio estará sempre funcionando. 

Quais são os principais pontos da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva do sistema abrange aspectos como:

  • A limpeza dos detectores;
  • A revisão da bateria;
  • A verificação da resistência da corrente de fuga;
  • A inspeção das condições de chaves e comandos da central de alarme;
  • O controle do consumo em cada etapa de alarme e detecção.

E quem deve ser o responsável pela manutenção do sistema?

De acordo com a NBR 17.240 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), toda manutenção (seja de caráter corretivo ou preventivo) deve ser realizada por um profissional responsável. Ou seja, alguém que tenha curso técnico, esteja habilitado para o serviço, para garantir as condições de usabilidade do sistema.

Depois de efetivar o trabalho, o profissional deve elaborar um relatório com todos os detalhes do desempenho do equipamento, com registro de hora, data, tempo de garantia dos serviços realizados. Todos os anos, esse documento deve ser renovado.

Qual é a importância da manutenção preventiva do sistema de alarme?

A manutenção preventiva trabalha antes que o problema aconteça. Assim, ainda que nenhum componente do sistema de alarme apresente alguma irregularidade é importante experimentar os indicadores visuais e sonoros

Desse modo, você terá a confirmação de que tudo está bem efetivamente e seja possível sustentar a qualidade e a eficiência do conjunto.

Considerando o âmbito da manutenção, é fundamental monitorar as condições de utilização dos extintores, das mangueiras, dos hidrantes, dos chuveiros automáticos, da escada e da iluminação de emergência. 

Somente assim, será possível cumprir com os requisitos de manutenção do sistema de prevenção contra incêndio.

Se um componente de todo o sistema estiver com defeito, todo o conjunto pode ser afetado. Isso implica em ameaça à segurança do patrimônio e da vida das pessoas que usam aquele espaço. 

Por isso, para ter certeza de que tudo funcionará corretamente, é fundamental realizar as manutenções necessárias e, ao final, emitir um laudo técnico que poderá ser usado para conseguir licenças e renovações de licenças, como a vistoria do Corpo de Bombeiros.

O sistema de alarme contra incêndio tem seu coração na central endereçável. Essa central deve ser verificada periodicamente, pois qualquer problema nela resultará em falhas no disparo dos alarmes e nas sinalizações

Você já entendeu: a manutenção preventiva é prioritária, mas a manutenção corretiva sempre se fará necessária em algum momento.

Agora que já entende como manter a eficiência do alarme contra incêndio, aproveite para nos conhecer melhor nas redes sociais. Dê uma passada em nosso Facebook e nosso canal do YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *