Como evitar incêndio em empresas de reciclagem?

Como evitar incêndio em empresas de reciclagem?

Infelizmente, incêndios em empresas de reciclagem causam grandes estragos. Em janeiro de 2022 uma empresa em Contagem teve sinistro e em junho um galpão de reciclagem na Grande São Paulo.

As empresas que trabalham com reciclagem precisam de atenção especial na prevenção e combate a incêndios, principalmente por trabalharem com diversos tipos de produtos que podem servir de combustível para propagação do fogo.

Neste artigo abordaremos algumas das causas de incêndio em empresas de reciclagem e como esse tipo de acidente pode ser evitado. Desejamos a você uma ótima leitura!

 

As causas de incêndio em empresas de reciclagem

 

Atualmente, a indústria de reciclados vem crescendo bastante no Brasil. Além de permitir o reaproveitamento de diversos materiais que seriam descartados em aterros sanitários, as empresas de reciclagem oferecem oportunidades de trabalho para os catadores destes materiais.

De acordo com as normas do Corpo de Bombeiros, os depósitos de reciclagem pertencem ao grupo J da divisão de estabelecimentos conforme as suas classes de incêndio.

Os empreendimentos do Grupo J são aqueles que armazenam materiais com carga de incêndio elevada, sendo a maioria altamente combustível.

As causas de incêndio em empresas de reciclagem são muitas. Além de ações criminosas, o incêndio pode ser causado pela combustão de diversos materiais. Um exemplo é um incêndio ocorrido em 2020 na cidade de Londrina no Paraná, onde uma bateria de celular que estourou causou um incêndio de grandes proporções.

Instalações elétricas mal-feitas e falhas humanas, como fumar próximo ao local com materiais combustíveis, também podem ser destacadas como causas de incêndios em depósitos de reciclagem.

A Lei 12.305/2010 regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que exige o tratamento e o armazenamento adequado para os resíduos de acordo com o tipo.

Porém, boa parte das empresas de reciclagem não possuem um Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios para um tipo de acidente que possui alta probabilidade de ocorrer nesse tipo de local.

Manter um processo de prevenção de combate a incêndios garante não só a segurança dos envolvidos como evita prejuízos com a perda de materiais.

As equipes de trabalho muitas vezes desconhecem as formas de manipulação adequada de materiais combustíveis ou cuidados necessários em locais que abrigam produtos inflamáveis.

Continue sua leitura e veja como as empresas de reciclagem podem evitar incêndios e perdas de materiais e vidas.

 

 

A prevenção de incêndio em empresas de reciclagem

 

A elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios é fundamental para evitar acidentes em empresas.

Para tanto, é importante contratar um responsável técnico para mapear as áreas de risco e trabalhar a planta da propriedade para determinar a instalação dos equipamentos, além de identificar as classes de incêndios que o ambiente pode promover.

Conforme a norma NBR 7532, a causa de fogo em um recinto pode compreender quatro classes:

  • Classe A:

Materiais combustíveis sólidos como tecidos, papéis, madeira, borracha, plásticos e outros materiais do tipo que queimam profundamente a superfície e geram resíduos.

  • Classe B:

Líquidos, gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos, graxas e materiais que atingem o estado líquido com o calor, queimando somente a superfície.

  • Classe C:

Equipamentos e instalações elétricas com presença de energia.

  • Classe D:

Metais combustíveis como zinco, titânio, sódio, potássio, zircônio e lítio.

 

Conhecer as classes de incêndios e os tipos mais comuns em empresas de reciclagem facilitam a definição dos extintores adequados para cada ambiente que podem sofrer incêndios de cada uma das classes citadas.

Além de extintores, é possível também determinar os tipos de dispositivos de combate a incêndio adequados a cada tipo. Podemos citar, por exemplo, os sprinklers, que são dispositivos dispersores de água. Apesar da sua eficiência, não são indicados em ambientes passíveis de incêndio classe C, que corresponde a equipamentos e instalações elétricas, justamente pelo risco de choque promovido pelo contato da água com a energia.

O plano de prevenção e combate a incêndio também precisa contemplar diversas outras ações que vão garantir a segurança completa das empresas de reciclagem.

 

Equipamentos de detecção e alarme de incêndio

A instalação do SDAI deve seguir os requisitos do Corpo de Bombeiros em todas as edificações ou áreas de riscos, onde se exigem os sistemas de detecção e alarme de incêndio

O ideal é trabalhar com alarmes e sirenes com recursos audiovisuais, para que pessoas com deficiência auditiva também sejam alertadas sobre a necessidade de evacuar o recinto.

 

Rotas de fuga

A determinação das rotas de fuga também é um fator importante para manter a segurança dos colaboradores. Além do mapeamento dos locais seguros para evacuação, também é preciso manter a sinalização correta para que todos os envolvidos deixem o recinto com segurança.

 

Treinamentos de colaboradores

A realização de um treinamento para colaboradores sobre as práticas para evitar um incêndio em empresas de reciclagem é fundamental para que todos se conscientizem dos perigos existentes no local e como podem ser evitados.

O treinamento deve incluir não só as medidas de combate a incêndio, o processo de detecção e alarme, como também as formas seguras de evacuar o recinto sem acidentes mais graves ou pânico.

Além das ações em caso de incêndio, é importante que os colaboradores aprendam medidas preventivas como:

  • Não fumar em locais perigosos;
  • Armazenar corretamente materiais inflamáveis e combustíveis;
  • Manter a organização do local para evitar obstáculos que impeçam a evasão segura de pessoas;
  • Manusear cuidadosamente produtos com alta carga de combustão;
  • Sinalizar qualquer identificação de falhas em instalações ou equipamentos elétricos;
  • Informar sobre quaisquer não conformidades que podem colocar o ambiente em risco, dentre outros;

 

Brigada de incêndio

A empresa que possui mais de 20 colaboradores é obrigada a manter uma equipe de brigada de incêndio. Para integrar essa equipe, os colaboradores voluntários precisam ter mais de 18 anos, serem alfabetizados e passarem pelo treinamento de brigadista, que envolve não só práticas de combate a incêndios, como também primeiros socorros.

A brigada vai garantir que, em caso de incêndio, os riscos possam ser minimizados e os demais colaboradores saiam em segurança até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Manter as medidas preventivas e corretivas em casos de incêndios precisam fazer parte das rotinas de empresas de reciclagem.

Por se tratar de diversos tipos de materiais, um incêndio em empresas de reciclagem pode ocasionar grandes desastres que, muitas vezes, podem atingir edificações vizinhas.

Logo, é importante elaborar um plano completo de prevenção e combate a incêndio em empresas de reciclagem para manter a operação segura e produtiva.

 

Skyfire é a sua parceira ideal na prevenção de incêndio em empresas de reciclagem

 

Com a Skyfire você pode tomar todas as medidas de prevenção a incêndios para a sua empresa de reciclagem.

Em nosso catálogo de produtos fornecemos para sua empresa de reciclagem equipamentos de alta eficiência e totalmente desenvolvidos conforme as normas exigidas.

Fale com os nossos consultores e tenha uma parceira na prevenção de incêndio em empresas de reciclagem.

 

Esse artigo foi útil para você? Comente, compartilhe em suas redes sociais e siga nosso blog para mais notícias.

Até a próxima!