Confira o checklist ideal para segurança contra incêndio 

Confira o checklist ideal para segurança contra incêndio 

Apesar de todos os cuidados aplicados, os incêndios ainda são muito recorrentes e muitas vezes fatais. Por isso, os cuidados devem ser tomados tanto em ambientes residenciais quanto em estabelecimentos comerciais, como indústrias, patrimônios históricos, dentre outros. 

Por isso, vamos mostrar neste artigo os equipamentos e dispositivos mais importantes para um sistema de segurança contra incêndio. Confira nosso checklist!

Os extintores, as mangueiras e os hidrantes

Devem ser submetidos à manutenção preventiva periodicamente. Os extintores exigem recarga anual e devem ter o selo do INMETRO. Já as mangueiras devem resistir ao fogo e passar por testes hidrostáticos. Os hidrantes precisam de verificação anual, como a recarga dos extintores.

A mangueira deve permanecer enrolada no hidrante da forma certa, sem água dentro dela, pois isso promoveria seu apodrecimento.

A central de incêndio

Outro equipamento essencial em um sistema de prevenção contra incêndio é a central de alarme, preferencialmente endereçável, ou seja, deve conferir um endereço a cada dispositivo conectado a ela. 

Dessa maneira, ela identifica com precisão o local do foco de incêndio e o dispositivo autuado, direcionando a equipe para o local exato, sem perda de tempo, nem enganos.

Os alarmes e os extintores automáticos

Os alarmes são itens indispensáveis e estão disponíveis de diferentes formas, como as sirenes audiovisuais e as sirenes de áudio

Os extintores automáticos são os conhecidos chuveiros de teto, ou sprinklers, que liberam água assim que a temperatura ultrapassa um grau predefinido, suprindo rapidamente inícios de incêndio e atuando diretamente sobre o foco.

A rota de fuga

Toda construção precisa de uma rota de fuga com sinalizadores eficazes, que brilham no escuro, ou seja, fotoluminescentes. Eles devem demonstrar a rota de fuga aos usuários em caso de uma emergência, bem como sinalizar local do hidrante e extintores.

Os detectores de incêndio

Outros dispositivos importantes para o sistema de alarme de incêndio, são os detectores:  

Os mais conhecidos e utilizados são: 

Outros itens do checklist para segurança contra incêndio

Além desses equipamentos, vale a pena citar outros itens fundamentais e/ou relevantes para um sistema de prevenção contra incêndio eficaz:

  • Portas corta-fogo;
  • Brigada de incêndio;
  • Seguro patrimonial;
  • Escadas pressurizadas (elevadores nunca devem ser usados durante um incêndio);
  • AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Além disso, para garantir a segurança contra incêndio ideal, é fundamental dispor de um plano de emergência bem montado. Assim, fica mais fácil controlar o pânico em caso de sinistro e minimizar os efeitos negativos dele.

Quer mais detalhes sobre como fazer um bom plano de prevenção? Então, aprenda como criar um plano de combate a incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *