4 benefícios do detector de fumaça óptico

4 benefícios do detector de fumaça óptico

Em qualquer tipo de estabelecimento, recomenda-se a instalação de um sistema de detecção de incêndio para prevenir acidentes e demais transtornos. Para tanto, ele precisa contar com equipamentos e acessórios de qualidade e que tenham excelente funcionalidade.

Um deles é o detector de fumaça óptico, um dos mais atuais e modernos no momento. Sua tecnologia é inovadora por impedir que as chamas se alastrem e por emitir sinais rápidos de aviso para a central.

Seus benefícios, inclusive, vão muito além desses. E para ter acesso a uma lista completa e explicativa, basta continuar a leitura desse artigo!

1. Identifica fumaça visível

detector de fumaça óptico não identifica sinais de calor, e sim fumaça visível. Isso acontece devido ao seu dispositivo, desenvolvido em LEDs e sistemas que atuam para a dispersão de luz, que ficam instalados dentro de sua estrutura.

Eles emitem raios infravermelhos, que conseguem identificar fumaça, ainda que ela não esteja forte ou em grande quantidade. A partir do momento em que o equipamento realiza esse contato, os alarmes são ativados imediatamente e a central de controle recebe o comunicado para iniciar os procedimentos recomendados para a situação.

2. Tem excelente atuação em locais cheios

Devido a seu funcionamento eficiente e prático, o detector de fumaça óptico atua muito bem em lugares de alta circulação de pessoas e com grande volume de materiais, especialmente que tenham facilidade de entrar em combustão e propagar ainda mais as chamas. São nesses ambientes, inclusive, que os riscos de incêndio são maiores.

Contudo, seu uso também é recomendado para estabelecimentos menores e pode ser mesclado com outros sistemas de detecção. Para completar, o equipamento é endereçável, portanto indica com precisão exatamente onde está o foco do acidente para que o combate seja mais rápido.

3. Possui mais agilidade de constatação

detector de fumaça óptico também é um equipamento bastante recomendado por sua agilidade. Como a constatação de fumaça é praticamente imediata, há menos tempo para que ela se espalhe e as chances de impedir que o fogo também aumente são muito maiores.

Ou seja, ele é perfeito para evitar perdas materiais e também para conseguir que a evacuação de frequentadores do local seja feita com mais rapidez. Por esse motivo, é considerado um dos melhores dispositivos do mercado.

4. Quase não exige manutenção

Extremamente durável e preciso, o detector de fumaça óptico quase não exige manutenção recorrente. É claro que, como em qualquer sistema de detecção de incêndio, uma manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente para assegurar seu bom funcionamento.

Mas a parte disso, basta escolher um fabricante de confiança para eliminar as possibilidades de erros e falhas. Se bem escolhido, o equipamento garante, então, muito mais praticidade e usabilidade aos controladores.

É importante lembrar que o detector de fumaça óptico só funcionará corretamente se for instalado por profissionais preparados. Por isso, procure sempre por uma empresa de confiança que realize esse tipo de serviço com o máximo de qualidade possível.

E você, sabia que o detector de fumaça óptico apresentava tantos benefícios? A Skyfire possui os melhores equipamentos do mercado para a prevenção de incêndios e proteger patrimônios. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *