4 situações perigosas que o isolador de curto-circuito combate

4 situações perigosas que o isolador de curto-circuito combate

O curto-circuito é um evento de casual ocorrência em residências e empresas. A sobrecarga na tensão da corrente é um dos motivos que levam à ocorrência de curtos-circuitos, que podem ser muito perigosos. Por isso, é importante prevenir-se contra eles, usando os dispositivos mais adequados.

isolador de curto-circuito é um dispositivo utilizado para a divisão e a proteção do circuito por setores, promovendo o isolamento das áreas em que o cabo esteja em curto-circuito. Dessa forma, ele se torna um equipamento de muita importância para evitar situações perigosas. Veja 4 situações de perigo que esse equipamento combate!

1. O isolador de curto-circuito evita choques elétricos

Um dos perigos mais comuns que o isolador de curto-circuito é o choque elétrico. Os choques podem atingir adultos, crianças e até animais domésticos. Seu nível de periculosidade varia, podendo ser leves ou intensos e até letais. Quando há crianças e animais domésticos no ambiente, os cuidados com esse perigo devem ser ainda maiores. Uma criança pequena está propensa a sofrer danos maiores devido à sua fragilidade.

Os choques elétricos podem causar queimaduras, paradas cardíacas e até a morte. Uma pessoa idosa, por exemplo, ou alguém que já tenha problemas de coração e receba um choque com alta intensidade de corrente pode sofrer uma parada cardíaca fatal. O contato direto com uma carga pesada de eletricidade pode gerar graves consequências. 

2. O dispositivo também impede a ocorrência de explosões

Outro perigo que um curto-circuito pode causar e que o dispositivo de isolamento evita é a explosão. Como os choques elétricos, as explosões podem ser pequenas e sem maiores consequências ou graves, gerando graves danos. Uma explosão violenta pode ocasionar queimaduras de terceiro grau e outros efeitos parecidos com os dos choques, inclusive paradas cardíacas. Podem levar à amputação de membros, como dedos, mãos, braços. Tudo depende da intensidade da explosão.

Vele lembrar que as explosões emitem barulho, mesmo quando de pequena intensidade. Isso pode gerar problemas auditivos em situações extremas. Outra característica é que elas tendem a lançar pequenos objetos a longas distâncias, que podem ferir pessoas que nem estejam tão próximas ao local.

3. O isolador de curto-circuito é usado em sistemas de combate a incêndio

isolador de curto-circuito também evita situações de perigo, como os incêndios. Por isso, ele é usado em sistemas de prevenção e combate a incêndios, protegendo a rede completamente. Um curto-circuito pode gerar faíscas, explosões e incêndios — tudo depende de sua intensidade. 

Para evitar a sobrecarga, é importante fazer uma separação eficaz das cargas, assegurando a melhor seletividade para o sistema. 

Quando não se separam os circuitos de maneira seletiva, permitindo que cargas muito altas fiquem concentradas em apenas um circuito, os riscos de ocorrerem curtos-circuitos aumentam muito, podendo danificar componentes, gerar faíscas e provocar incêndios. 

É justamente atuando de forma seletiva que o isolador de curto-circuito consegue evitar situações de perigo, sendo por isso muito útil em sistemas de prevenção e combate a incêndios, sejam eles convencionais ou endereçáveis.

4. O dispositivo também evita a queima de aparelhos

O isolador não evita situações de perigo apenas para as pessoas e animais, mas também para aparelhos que funcionam ligados à rede elétrica, como televisão, freezer, geladeira, computador, micro-ondas e muitos outros, incluindo máquinas industriais. 

Dependendo do preço dos equipamentos queimados, o prejuízo financeiro pode ser alto. No caso de empresas e indústrias, os equipamentos parados significam perda de produtividade, além das despesas com os consertos ou com a aquisição de novos aparelhos.

isolador de curto-circuito torna-se assim um importante dispositivo para combater diferentes situações de perigo, que envolvem desde a queima de aparelhos elétricos até a ocorrência de sinistros que ameaçam a integridade e a vida das pessoas.

Compartilhe este post com outros leitores, nas redes sociais, para que eles também possam fazer uso do isolador e evitar situações perigosas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *