4 estruturas resistentes ao fogo

4 estruturas resistentes ao fogo

Apesar de ser apresentar um elevado potencial para consumir, o fogo nem sempre consegue destruir tudo que encontra. Pelo menos alguns materiais resistem mais que outros. Conhecer materiais que podem resistir ao fogo é de máxima importância para aprimorar as construções e evitar calamidades tanto em espaços coletivos quanto em residências.

Certos materiais que compõem estruturas resistem bem às chamas e ao elevado calor, mas nem todos sabem disso. Vale a pena observar, então, ao menos 4 estruturas resistentes ao fogo. Confira!

1. Estrutura de concreto

O concreto é um dos materiais mais usados nas construções e resiste bem ao fogo. Ele apresenta condutividade térmica (condução de calor) baixa e é incombustível. Para que o fogo consiga danificar sua estrutura, decorre um tempo muito longo. O concreto tem potencial para suportar a carga e protege contra a propagação do fogo.

Na verdade, ele resiste mais ao fogo que o aço, sendo aplicado como reforço ao aço para protegê-lo contra o fogo. Mas há diferentes tipos de concreto, pois é formado por cimento e agregados. Os tipos de agregados usados variam, bem como sua quantidade.

As propriedades que garantem a resistência do concreto ao fogo dependem do tipo e do total desses aglomerados. Os aglomerados naturais geralmente não funcionam tão bem, pois a umidade ampliada perante o calor prejudica, depois de um tempo, a consolidação do concreto. O concreto é ainda um excelente material para proteção contra o fogo se usado no teto da residência.

2. Estrutura de estuque

Outras estruturas resistentes ao fogo são as de estuque, que consiste em um tipo de gesso. Esse material vem sendo aplicado há séculos, tanto em estruturas como para a realização de obras artísticas.

Atualmente, o estuque é produzido de cimento Portland, cal e areia. Ele pode ser revestido por qualquer outro material, como madeira ou tijolo. Em geral, são duas ou três camadas de estuque sobre a malha de metal. Uma camada com 3 cm consegue resistir ao fogo durante 1 hora, mantendo de pé a parede.

Os beirais de telhado são vulneráveis ao fogo. Mas, se forem revestidos de estuque, ficam bem protegidos contra incêndios.

3. Estrutura de tijolos

O conto dos Três Porquinhos, apesar de uma fábula infantil, nos ensina algo bem interessante sobre segurança. O porquinho Prático não se enganou ao construir sua casa de tijolos. Além de resistir bem aos ventos, o tijolo também traz ótima resistência ao fogo.

O tijolo é produzido em um forno e nada mais é que barro cozido e temperado. Como “nasce” no fogo, é natural que resista bem a ele. Curiosamente, um único tijolo é mais resistente que uma parede de tijolos. Isso acontece porque a parede de tijolos permanece unida com a ajuda de argamassa, que não é tão resistente ao calor.

De qualquer modo, o tijolo é recomendado como um dos materiais estruturais mais eficazes para a proteção contra incêndios. Dependendo da espessura da estrutura, ela pode resistir de 1 a 4 horas ao fogo.

4. Estrutura de vidro à prova de fogo

Nas casas convencionais, o vidro é usado principalmente em portas e janelas, mas também para fazer divisórias. Enquanto o vidro comum tende a se quebrar antes mesmo de o fogo alcançá-lo por causa do excessivo calor, o vidro duplo leva o dobro do tempo para se partir.

A parte externa se rompe primeiro, depois se quebra a camada interna. O vidro temperado, que também recebe calor para se tornar mais resistente, também é uma boa opção.

Você acabou de se inteirar sobre 4 estruturas resistentes ao fogo. Mas os estudos sobre a madeira e o aço inox e/ou combinado com outros metais vêm revelando novas possibilidades para o futuro da construção civil.

Que tal aproveitar mais sobre o assunto sobre estruturas resistentes ao fogo? Veja como você pode resistir à ação do fogo, evitando sua propagação por meio de 5 dicas de treinamento contra incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *