5 dicas para utilizar a saída de emergência com segurança

5 dicas para utilizar a saída de emergência com segurança

As rotas de fuga em um prédio são fundamentais para minimizar os estragos que um incêndio pode causar. Elas permitem que os usuários do imóvel consigam alcançar a rua em situações de perigo e salvem suas vidas.

Contudo, no momento em que está ocorrendo o incêndio, as pessoas sempre entram em pânico, o que agrava o problema e resulta em fugas desorganizadas que geram outros acidentes e podem até causar vítimas fatais.

É importante manter algum controle emocional e buscar alcançar as portas de saída o mais rápido possível, em segurança.

Neste post, mostramos 5 dicas para usar a saída de emergência de forma correta e segura!

1. Identifique a lotação do prédio

Procure identificar a lotação do prédio ou do espaço aberto (como em estádios de futebol). Certos ambientes apresentam a quantidade máxima de pessoas identificadas na porta de entrada.

Quanto mais pessoas ocuparem o lugar, maiores deverão ser os cuidados. Mais ocupantes significa mais pânico e mais dificuldades no momento da evacuação. É comum que os ambientes fiquem lotados gradualmente sem que nos demos conta disso.

2. Siga somente pelo caminho indicado

Não siga por caminho diverso daquele que está sendo indicado pelas placas de sinalização. Se não fizer isso, você correrá o risco de se encontrar com uma porta fechada, uma passagem obstruída.

As placas sempre recomendam o uso das escadas para a fuga, pois os elevadores podem ser perigosos, já que podem travar, ficar parados ou mesmo caírem.

3. Tome cuidado com o outro lado da porta

Se for preciso abrir uma porta, faça uso de um pano molhado para evitar o contato direto das mãos contra a maçaneta, que pode estar quente e queimar sua mão. Também é recomendável observar se existe fogo do outro lado da porta, reparando se há irradiação do calor.

Caso haja fogo do lado de lá da porta, ele poderá vir em sua direção quando a porta for aberta.

4. Proteja-se do calor

Se você estiver muito distante da saída de emergência e perceber que demorará muito para conseguir deixar o prédio em chamas, molhe o corpo, pois a água servirá como uma camada de proteção para suportar o calor — quanto mais intenso ele for, mais necessidade você terá de utilizar uma estratégia para suportá-lo até alcançar a saída.

Uma maneira de evitar que a fumaça sufocante penetre em suas vias aéreas é usando uma camisa ou outro pedaço de tecido qualquer contra o nariz e a boca.

5. Veja alguns cuidados gerais

Apesar da aflição do momento, tente manter o controle sobre suas emoções. Evite sair aos empurrões, derrubando os outros. Não force passagens fechadas, procure apenas a saída de emergência.

Se estiver de salto alto, retire os sapatos e deixe-os em um lugar em que não atrapalhe a movimentação das outras pessoas em fuga. Se estiver carregando mochilas ou bolsas, largue-as, pois as alças podem atrapalhar sua fuga, prendendo-se em corrimões ou impedindo a evacuação.

Não perca tempo tentando salvar bens materiais, pois alguns poucos minutos, ou mesmo segundos, podem fazer a diferença entre sua salvação e sua morte. Se notar algum impedimento, entre em contato imediatamente com a pessoa responsável pelo local. Se o problema não for solucionado, telefone para a polícia ou para os bombeiros e afaste-se do lugar. Observe também se os extintores estão acessíveis.

saída de emergência é efetivamente uma passagem que pode garantir a salvação de dezenas e dezenas de vidas. Mas vale a pena seguir as orientações acima para alcança-la com êxito!

O que achou do post? Considerou suas informações úteis? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais. Dessa forma, outros leitores terão acesso ao seu conteúdo e poderão se prevenir para fugas durante incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *