Sprinklers: 5 motivos para usar chuveiro automático

Sprinklers: 5 motivos para usar chuveiro automático

Um sistema de prevenção de incêndio possui vários itens obrigatórios na sua instalação, de modo que eles sejam eficientes e apropriados para salvar vidas e bens materiais. Contudo, para complementá-lo, existem outros dispositivos de extrema importância, tais como: os sprinklers.

Pouca gente sabe, mas hoje eles se mostram como uma das formas mais eficientes no combate a focos de fogo. Seus benefícios são palpáveis. Quem investe em um tipo de chuveiro automático não se arrepende.

Quer mais motivos para fazer o mesmo? Então confira a lista em nosso post e entenda melhor por que vale tanto a pena!

1. Sprinklers protegem qualquer ambiente

Os sprinklers são indicados, principalmente para lugares de bastante movimento e grande fluxo de pessoas.

Além de proteger a vida humana, o chuveiro automático também evita prejuízos na maioria dos casos de incêndio. Destruição de móveis e equipamentos eletrônicos, por exemplo, raramente acontecem quando ele é ativado.

2. São itens com bom custo x benefício

Há quem deixe de instalar sprinklers no sistema de prevenção de incêndio por achar que eles são itens caros. Mas você não deve olhar somente por esse lado e simplesmente descartar a ideia.

Investir no chuveiro automático é, sim, uma alternativa acessível, principalmente devido a seu custo-benefício. Como sua atuação precisa, dificilmente o proprietário terá que lidar com perdas, caso seu uso se faça necessário.

3. Eles ajudam no controle do incêndio até a chegada do corpo de bombeiros

Os sprinklers agem rapidamente ao espalhar água pelo ambiente que manifesta o foco de incêndio. Com isso, é possível ganhar alguns minutos até que a chegada do corpo de bombeiros se concretize.

Isso minimiza os prejuízos, abre mais tempo para evacuação e inicia o controle das chamas. Quando os profissionais chegarem, a situação já estará favorável para ser encerrada de vez, e os danos serão muito menores.

4. E também contribuem para sanar dificuldades operacionais

O chuveiro automático é instalado no teto de um determinado ambiente. Sendo assim, ele é ativado durante o procedimento de combate ao incêndio.

Se a sala estiver em um andar alto ou local de difícil acesso, por exemplo, requer mais tempo de acesso pelos bombeiros. Mas até que isso aconteça, as chamas, aos poucos, vão sendo apagadas e a situação se torna menos agravada.

5. Para completar, o chuveiro automático é um dispositivo ágil

Um chuveiro automático pode controlar e, até mesmo, extinguir um incêndio muito mais rapidamente do que a maioria dos equipamentos. Ele gasta de mil a dez mil vezes menos quantidade de água em comparação à ação de uma equipe de bombeiros.

Ou seja, os sprinklers são muito mais rápidos e econômicos, características importantes no combate a incêndio. E, apesar de não serem obrigatórios, a cada dia demonstram mais eficiência e bons resultados em situações complicadas.

E então, esses motivos foram suficientes para você perceber a importância dos sprinklers e todas as suas vantagens? Você já conhecia esse equipamento? Pensa em torná-lo parte de seu sistema de prevenção a incêndios? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *