Saiba como um extintor de incêndio funciona

Saiba como um extintor de incêndio funciona

Todos conhecem o extintor como o equipamento mais importante em um sistema de combate a incêndios. Certamente, quanto mais perigoso for o incêndio, mais necessário se faz o uso correto de extintores. Vale dizer desde já que há cinco tipos de extintores, os quais diferem entre si por conta do produto que lançam e pelo tipo de incêndio que combatem.

A função de qualquer extintor é atacar, no mínimo, um dos três agentes que compõem o fogo: o material combustível (que pega fogo); a substância comburente (que reage com o combustível); ou o calor muito elevado do local.

Neste contexto, vale a pena conhecer um pouco sobre como um extintor de incêndio funciona. Leia o texto e entenda melhor!

Veja quais são os tipos de extintor

Para entender como um extintor de incêndio funciona, é importante conhecer os tipos de equipamento conforme o agente que usam para debelar o fogo. O primeiro tipo é adequado para incêndios de classe A e tem como agente a água. Sua ação acontece por resfriamento e não deve ser aplicado em incêndios de classes B ou C. Nesses casos, usa-se o extintor cujo agente é o gás carbônico. Ele atua por abafamento, eliminado o oxigênio e provocando o resfriamento dos materiais em chamas.

Para os incêndios de classes B e C, também é possível usar o extinto cujo agente é o pó químico B/C. A extinção do fogo ocorre por meio de reações químicas. Também há um tipo de extintor que pode ser usado em incêndios de classes A, B e C. O agente dele é o pó químico A/B/C, que elimina o fogo por abafamento e reações químicas, podendo ser aplicado para contenções de qualquer natureza.

espuma mecânica é um agente usado no extintor para debelar incêndios de classes A e B. A espuma atua por resfriamento e abafamento. Não deve ser aplicada em incêndios classe C.

Perceba qual é a natureza do fogo

Agora, vamos analisar natureza do “adversário”. O fogo que se origina de materiais combustíveis sólidos (madeira, plásticos, papel, tecidos, fibras orgânicas, borrachas) pertencem à classe A. À classe B pertence o fogo causado por líquidos e/ou gás inflamáveis, graxas e plásticos que queimam superficialmente e não deixam sobras.

O incêndio classe C caracteriza-se pela queima de instalações elétricas (fiações, transformadores, quadros de força). O incêndio da classe D é provocado por metais combustíveis (magnésio, lítio, sódio, potássio, zircônio).

Descubra como um extintor de incêndio funciona

Finalmente, vamos ver mais a fundo como um extintor de incêndio funciona. Para isso, analisaremos os extintores em três tipos:

O extintor com carga de pó

Nesses casos, é necessário puxar a trava e romper o lacre. O extintor deve permanecer na posição vertical (em pé, com a válvula para cima). O usuário deve apontar a mangueira para a base do fogo e ativar o gatilho até o fim, espalhando o pó em movimentos laterais ágeis.

No começo do combate, a tendência é que o fogo aumente, pois o ar é arrastado pelo jato em pó. Deve-se continuar pressionando o gatilho e espalhando o pó na base do fogo até a carga do extintor acabar.

O extintor com carga de água

É preciso puxar a trava e romper o lacre. O extintor deve ser mantido na posição vertical, com a válvula para cima. O usuário deve apontar a mangueira para a base do fogo, ativando o gatilho até o final. O jato deve ser distribuído de modo a cobrir toda a superfície do material que está pegando fogo.

O extintor com carga de gás carbônico (CO2)

É preciso puxar o lacre e romper o lacre. O extintor precisa ficar com a válvula para cima. Em incêndios classe B, o jato deve se dirigir à base do fogo em movimentos horizontais de varredura. Em incêndios classe C, o jato deve ser orientado sobre as chamas até que se forme uma névoa carbônica.

Agora que já sabe como um extintor de incêndio funciona, já pode usá-los se for realmente necessário. Lembre-se de que acionar o corpo de bombeiros é fundamental em qualquer caso.

Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e convide seus contatos para fazerem o mesmo: visite nosso perfil no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *