Saiba como proteger os cabos elétricos da sua residência

Saiba como proteger os cabos elétricos da sua residência

A eletricidade pode se tornar perigosa se não for bem manipulada. Caso não receba a proteção devida, as instalações elétricas tanto podem oferecer perigo como não funcionar corretamente. Por isso, elas devem feitas por profissionais especializados e contar com manutenções periódicas.

Atualmente, a eletricidade é fundamental para a sociedade, tanto em casas como em empresas. Por se tratar de uma forma de energia, ou seja, uma força invisível, muitas vezes só percebemos os perigos quando eles já são inevitáveis.

Neste post, daremos dicas de como proteger os cabos elétricos da sua residência!

Organize bem os circuitos elétricos

Uma forma de eliminar riscos é planejar bem os circuitos elétricos da instalação. Um eletricista é o melhor profissional para te ajudar nessa missão.

Identificar e desligar a parte do circuito que apresenta problemas, é fundamental para que o restante continue funcionando. Assim, menos equipamentos terão que ser desligados e não terão que ficar parados gerando perdas, o que não é nada bom em empresas comerciais ou industriais.

Tome muito cuidado com a sobrecarga

Outra medida a tomar para proteger os cabos elétricos é respeitar o limite de carga das instalações elétricas. Quando a carga é maior, isso gera o que os especialistas chamam de sobrecarga.

A instalação sobrecarregada tende a causar o superaquecimento dos componentes e dos aparelhos, aumentando as chances de danificar os equipamentos e até causar incêndios.

O curto-circuito, que é um tipo de sobrecarga mais desenvolvida, acontece quando dois condutores com corrente elétrica entram em contato. Como a quantidade de energia demandada é muito alta, o curto-circuito deve ser rapidamente eliminado.

Devem-se proteger os cabos elétricos e fios com isolação

Instalações com condutores desencapados ou com isolação falha de alguns equipamentos aumentam os riscos de alguém entrar em contato direto com a energia elétrica. Nesse caso, acontece o choque elétrico, que pode causar apenas um desconforto, mas também pode deixar sequelas graves e causar até a morte.

Para evitar esse risco, é fundamental que os condutores de eletricidade (cabos e fios) estejam bem isolados. Se houver necessidade de emendar fios, é melhor que sejam usados plugues e tomadas. As emendas só podem ser realizadas com fita isolante se a fita ficar guardada em caixas de passagem fechadas.

Os equipamentos devem ter sua isolação conservada, evitando que água penetre em seu interior. A água também conduz eletricidade e pode prejudicar a isolação.

Preste muita atenção às quedas de energia

As paradas abruptas, geralmente causadas por quedas de energia, também ocasionam danos aos aparelhos por causa do fornecimento precário de energia elétrica.

Em uma residência, caso as quedas de energia não sejam recorrentes e os aparelhos não sejam tão vulneráveis, pode-se até se conformar e conviver com a situação. Em um hospital ou indústria, a situação é diferente: a energia não pode parar, sendo fundamental comprar geradores e nobreaks.

Os nobreaks e outros dispositivos estabilizadores e protetores são indicados para qualquer edificação.

Seguir as normas técnicas do Brasil, é fundamental empregar proteções elétricas contra curto-circuito e sobrecarga, contra choques elétricos e surtos de tensão em edificações residenciais. Seguindo essas dicas, você poderá proteger os cabos elétricos de sua casa ou apartamento, evitando riscos à integridade das pessoas e dos aparelhos.

Quer mais proteção para sua casa? Acesse o canal da Skyfire no Youtube e veja nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *