Qual a diferença entre módulo de comando de 2 e 4 fios?

Qual a diferença entre módulo de comando de 2 e 4 fios?

Um sistema de detecção de incêndio possui diversos elementos importantes. Um deles é o módulo de comando, que serve para ligar ou desligar equipamentos externos assim que central receber alerta de um acionador ou detector de incêndio.

Ele é um equipamento pequeno, de fácil instalação, que não consome muita energia e possui um controle de sinal bastante eficiente.

Porém, existem dois tipos de módulos: com 2 fios e com 4 fios. Não sabe o que isso significa? Não se preocupe!

Acompanhe este artigo agora mesmo e descubra a diferença entre eles.

Como funciona o módulo de comando de 2 fios?

O módulo de comando de dois fios é mais simples do que o de 4 fios e não possui placa eletrônica em sua tampa. Ou seja, não necessita de alimentação externa 24 volts para funcionar. Por dentro, na parte superior da base ficam localizadas as entradas para o cabeamento de aço, que são os mesmos utilizados para conectar em detectores de fumaça e acionadores manuais. Na parte inferior estão as saídas do módulo.

Como elas não possuem tensão, o contato do cabo de aço é feito para controlar elevadores, portas corta-fogo e até mesmo realizar a pressurização de escada em situações de incêndio. Assim que o módulo for instalado, recebe uma programação junto à central para definir quando será acionado e qual dispositivo será responsável pelo alarme.

E o módulo de comando de 4 fios, o que faz?

O módulo de comando de 4 fios possui duas placas eletrônicas, sendo uma em sua base e a outra na parte interna da tampa. Diferentemente do módulo anterior, este recebe quatro fios do sistema, isto é, dois iguais aos usados em detectores e acionadores para se comunicar com a central de alarme, e dois para alimentá-lo a 24 volts.

Essa alimentação é necessária, pois o dispositivo exige uma necessidade de consumo maior de energia para funcionamento. Isso acontece porque ele possui mais funções incorporadas, podendo inclusive, supervisionar a alimentação 24 volts, a entrada de feedback e a quebra de fio de um dos contatos de saída. Por esse motivo, ele também possui mais entrada para cabeamento. Sua instalação por ser mais complexa, requer um pouco mais de atenção para que as conexões sejam feitas corretamente.

É muito importante observar a polaridade de cada um desses elementos para conectar os fios de acordo e evitar mau funcionamento e até mesmo acidentes elétricos.

Qual deles é a melhor opção?

Escolher um módulo de comando depende da situação em que se encontra a infraestrutura da obra e a precisão que se espera do sistema. O módulo de comando 2 fios vai te economizar o par de fios que leva alimentação 24 volts, mas não é tão inteligente quanto o módulo de comando a 4 fios, que apesar de precisar de mais um par de fios, pode te informar sobre cabo rompido ou a perda de alimentação 24 volts oriunda de uma fonte de alimentação que pode estar danificada.

Contudo, é muito importante que ele seja instalado, pois sua atuação pode ajudar bastante a controlar situações de incêndio ao abrir passagens e desligar máquinas. Certifique-se, porém, de que a programação realizada corresponde à sua necessidade.

E você, conhecia todas essas diferenças? Sabia da funcionalidade de um módulo de comando? Tem mais alguma dica a acrescentar sobre o assunto? Comente e participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *