Quadro de energia: qual tipo escolher?

Quadro de energia: qual tipo escolher?

Os quadros de luz ou de energia são também chamados de caixas ou quadros de distribuição e têm como função comportar os disjuntores, receber e pôr em ordem os fios para distribuir os circuitos elétricos. É esse componente que divide as cargas elétricas, determinando quanto cada fio suportará com segurança.

Ele é um dos principais dispositivos das instalações elétricas porque é dele que saem todos os fios, permitindo a identificação dos circuitos, reduzindo os riscos de sobrecarga e tornando mais prática a manutenção. Os quadros de energia precisam ser escolhidos conforme as demandas do projeto.

Tem dúvidas sobre como fazer? Veja qual tipo de quadro de energia você deve escolher neste post!

Entenda os quadros de energia de embutir e de sobrepor

A caixa de distribuição de embutir deve ser instalada dentro da parede, ou seja, deve ser embutida. O quadro de energia de sobrepor é fixado na superfície da parede por meio de parafusos, ficando exposto.

Ambos os modelos são dinâmicos e podem ser aplicados em diferentes tipos de parede. Em relação à estética, muitas pessoas preferem os quadros de embutir porque ficam ocultos. No que se refere à manutenção, os de sobrepor são mais práticos.

Vale salientar que ambos os tipos de quadros são disponibilizados em diferentes dimensões. Há caixas de distribuição que suportam quatro, oito, dezesseis, vinte e quatro, quarenta e oito e até uma quantidade mais alta de disjuntores.

O importante é escolher no projeto o dispositivo que se ajusta melhor às suas necessidades para que a segurança e a eficiência elétrica da construção e dos usuários fiquem garantidas.

Veja os tipos de fornecimento

Quanto ao fornecimento de energia, os quadros de luz apresentam:

Fornecimento monofásico

Nesses casos, a rede elétrica é formada por dois fios conectores, sendo uma fase e um fio neutro. A tensão máxima é de 127 V. O ideal é que o total da potência de todos os equipamentos da construção resulte em 8 kW (que equivalem a 8 mil watts).

Fornecimento bifásico

A rede elétrica conta com três fios conectores, sendo duas fases e um fio neutro. A tensão máxima é de 127 V ou de 220 V. É um fornecimento muito utilizado na zona rural, pois o número de equipamentos costuma ser menor e a potência total fica em torno de 12 mil watts a 25 mil watts.

Fornecimento trifásico

A rede conta quatro fios conectores, sendo três fases e um fio neutro. A tensão também é de 127 V ou 220 V. Esse fornecimento é usado e recomendado para empresas e residências cujos equipamentos elétricos têm a soma total de suas potências maior que 8 mil watts.

Conheça as normas de instalação

Existem normas que estabelecem condições mínimas necessárias para o funcionamento de uma instalação elétrica de baixa tensão, elas são:

NBR 5410

Para um melhor entendimento sobre a instalação dos quadros de luz, leia a NBR 5410, que trata da divisão da instalação em circuitos. Define a previsão dos circuitos terminais distintos para iluminação e tomadas de corrente, os circuitos independentes para cada equipamento com corrente nominal superior a 10 amperes (em quartos de residências, hotéis, apartamentos e similares), o número mínimo de tomadas conforme a área, etc.

Existem, portanto, critérios técnicos que devem ser considerados na hora de escolher o melhor tipo de quadro de energia. É necessário identificar com cuidado quais características ele precisa ter, considerando as características do lugar da instalação e do projeto. A partir desse estudo é possível qualificar o tipo ideal de quadro de distribuição.

NBR 6808

NBR 6808 especifica os seguintes critérios para escolher o modelo mais adequado de quadro de energia:

  • tensão nominal (voltagem);
  • corrente nominal (quantidade máxima de correntes que podem percorrer as barras);
  • capacidade de curto-circuito;
  • grau de proteção;
  • proteção contra choques elétricos;
  • placa de identificação legível, contendo informações relevantes;
  • ensaios (testes de temperatura, tensão suportável, curto-circuito, aterramento e outros).

Como vimos, muitos cuidados devem ser considerados na hora de escolher o melhor tipo de quadro de energia. Os fatores citados aqui são os mais importantes a considerar. Lembre-se de que ele está muito associado à funcionalidade e à segurança do sistema elétrico, portanto, não dispense a orientação de um eletricista.

Gostou de conhecer essas informações? Então, aproveite para curtir a página da SkyFire no Facebook e confira outras novidades por lá também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *