Receba dicas grátis!

Prevenção de incêndio: seu estabelecimento possui um sistema de alarme de incêndio eficiente?

Estabelecimentos com grande circulação de pessoas devem, por lei, ter um sistema de alarme de incêndio instalado. Se você já providenciou essa questão, parabéns! Você realmente se preocupa com a vida das pessoas e com a preservação de seus bens materiais. Mas agora, outra questão entra em cena: como saber se o local possui um sistema realmente eficiente para prevenção de incêndio e com equipamentos adequados?

Neste artigo, você irá descobrirá o que é essencial nesse sistema e o que você deve observar para que ele realmente funcione corretamente. Confira!

Verifique se o sistema de prevenção de incêndio está completo

A principal função de um sistema de prevenção de incêndio é identificar focos de fogo, calor ou fumaça justamente em seu início. Assim, um aviso é emitido para a central, para que as medidas de evacuação do local e demais providências sejam tomadas.

Para saber se ele é mesmo eficiente, é fundamental que ele esteja completo. Ou seja, deve contar com todos os dispositivos básicos de um sistema de alarme de incêndio, que sejam de qualidade e estejam em pleno funcionamento.

O primeiro item indispensável nessa composição é a central de alarme de incêndio, que recebe a conexão de todos os outros equipamentos e ativam os alarmes. Detectores de fumaça e temperatura também são essenciais, pois atuam com precisão e diminuem as chances de alarmes falsos.

Em seguida, é preciso ter um acionador manual, para que qualquer pessoa possa ativá-lo caso ocorra alguma falha de detecção. Por fim, o sinalizador audiovisual é muito importante, pois é o que dispara um sinal visual e sonoro para alertar os frequentadores do recinto a respeito da situação.

Confira se os equipamentos do sistema de alarme de incêndio estão de acordo com sua edificação

Cada tipo de edificação exige um tipo de sistema de alarme de incêndio específico. Prédios menores, com estruturas mais simplificadas precisam apenas de dispositivos de prevenção de incêndio convencionais, para monitorar e enviar alarmes pelos setores.

As edificações maiores e de construções mais elaboradoras, porém, exigem dispositivos e equipamentos com detecção mais precisa e direcionada. Nesse caso, é fundamental que o sistema tenha uma central endereçável, que permite a identificação exata do local do prédio em que as chamas se encontram.

Conte com uma assessoria profissional e de qualidade para manutenção

O sistema de alarme de incêndio costuma ser bastante durável e praticamente não apresenta falhas. Porém, é claro que elas podem acontecer eventualmente, o que exige manutenção.

Além disso, é preciso realizar a manutenção preventiva periódica, para averiguar se todo o sistema de prevenção de incêndio atua com bom desempenho ou se algum ajuste é necessário. Conte então com uma equipe profissional para prestar essa assessoria.

O mesmo vale para a etapa de instalação, que deve ser feita da maneira certa e com alvará do corpo de bombeiros. A Skyfire, por exemplo, pode realizar esse serviço com total integridade e confiança.

Com base em todas essas informações, a partir de agora ficará muito mais fácil avaliar as melhores opções de sistema de prevenção de incêndio para o seu estabelecimento. Se tiver alguma dúvida a Equipe Skyfire está pronta para esclarecer e te ajudar nessa etapa!

Adicionar comentário