5 medidas de segurança em caso de curto-circuito

5 medidas de segurança em caso de curto-circuito

curto-circuito é um tipo de micro explosão caracterizada pela saída de faíscas da tomada. Dados comprovam que a maioria dos incêndios ocorridos em residências em nosso país (80%) resultam de problemas na rede elétrica, sendo o curto-circuito o responsável mais importante.

Ele corresponde a uma dissipação de energia que acontece instantaneamente. Devido a essa dissipação, ocorre o superaquecimento dos condutores causando reações agressivas, como as faíscas e as pequenas explosões. Consequentemente, a camada de isolamento dos cabos pode derreter, queimando equipamentos e aparelhos.

Neste artigo, vamos mostrar 5 medidas de segurança para situações assim. Verifique a seguir!

1. Confira muito bem as tomadas antes de usá-las

Existe uma caixa com fios conectados por trás de cada saída de energia. Alguns dos motivos mais comuns para a ocorrência de curtos-circuitos são:

  • As conexões da caixa soltas;
  • As fiações defeituosas;
  • Os elementos do sistema envelhecidos.

Não é tão simples fazer o diagnóstico desses problemas, considerando que os elementos estão escondidos atrás das paredes. A verificação das tomadas, no entanto, pode ajudar a evitar problemas. Fique atento a:

  • Tomadas com cheiro de queimado ou sinais de queimadura;
  • Faíscas saindo da tomada;
  • Tomadas dando estalidos ou emitindo zumbidos.

Caso note algum desses indícios, contate um eletricista e não utilize a tomada. Não ligue muitos aparelhos em uma mesma tomada, principalmente se eles consomem muita energia elétrica — é o caso do forno micro-ondas, do ferro elétrico, da prancha de cabelo e outros.

2. Observe os aparelhos antes de ligá-los à tomada

Também é importante verificar os aparelhos antes de ligá-los na tomada. A fiação ou circuitos com defeito do próprio aparelho podem provocar curtos-circuitos. Portanto, fique alerta com relação a:

  • Circuitos expostos no aparelho;
  • Muitas rachaduras no aparelho;
  • Revestimento, fios ou cordas danificados.

Diante desses indícios, são medidas de segurança contatar um técnico especializado ou jogar o aparelho fora. 

3. Efetue a manutenção do disjuntor básico para evitar curto-circuito

O sistema elétrico necessita de proteção contra curto-circuito. São os disjuntores, dispositivos situados no painel elétrico que se desligam quando se detecta instabilidade nas correntes elétricas. Geralmente, cada disjuntor é conectado a um circuito diferente. Para a manutenção correta dos disjuntores, siga as orientações abaixo:

  • Conheça qual circuito cada disjuntor controla (em espaços maiores, o ideal é utilizar um dispositivo chamado “localizador de disjuntor”);
  • Observe se o disjunto apresenta rachaduras, conexões soltas, danos em geral;
  • Limpe com um pano seco qualquer mancha e sujeira que encontrar no disjuntor e/ou no painel;
  • Verifique se os disjuntores estão desarmando e/ou esquentando frequentemente (pode significar que a instalação elétrica está com sobrecarga).

4. Diminua o uso da energia elétrica durante tempestades

Uma das formas mais arriscadas em que o curto-circuito pode se manifestar é através de relâmpagos. Isso acontece porque a quantidade elevada de eletricidade pode gerar sobrecargas no sistema elétrico.

Durante as tempestades, o correto é diminuir o uso da energia elétrica, usando somente os aparelhos realmente necessários. Essa medida de segurança contribui para reduzir as possibilidades de curtos-circuitos e ainda reduz os danos caso aconteça oscilações de energia.

5. Realize uma inspeção elétrica (no mínimo) anualmente

Essa é uma que se destaca entre as medidas de segurança, pois as inspeções elétricas devem ser efetuadas, no mínimo, anualmente. Durante a inspeção, o profissional examina cuidadosamente o sistema elétrico completo.

Essa verificação permite identificar problemas e prevenir a ocorrência de curtos-circuitos, oferecendo também soluções econômicas para outros transtornos no sistema elétrico. A manutenção preventiva sempre ajuda a economizar graves problemas futuros, que podem sair caros e comprometer a segurança das pessoas.

Seguindo essas medidas de segurança em caso de curto-circuito, você contará com um sistema de energia elétrica mais eficiente e menos vulnerável a riscos.

Agora que já viu como se prevenir contra os famosos curtos-circuitos, aproveite para continuar em nosso blog e saiba como proteger os cabos elétricos da sua residência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *