Entenda como funciona o seguro empresarial

Entenda como funciona o seguro empresarial

Contratar seguros é uma forma de se proteger contra possíveis eventos desastrosos. No caso de veículos, o seguro oferece assistência em caso de assaltos, explosões, incêndios e outros. Assim, no caso de acidentes, o proprietário do carro tem cobertura.

O seguro de vida é outro exemplo. Ele oferece cobertura para os dependentes do beneficiário, caso ele venha a falecer. Há diferentes tipos de seguro, sendo que o seguro empresarial é um dos mais importantes. Isso porque ele protege o patrimônio corporativo. Veja como ele funciona no artigo a seguir.

O que é seguro empresarial?

A finalidade do seguro empresarial é proteger os bens da empresa contra eventuais ameaças, incluindo incêndios e assaltos, os quais podem gerar custos elevados, que ocasionam enormes prejuízos. No lugar de uma pessoa física, com CPF, existe uma pessoa jurídica, com CNPJ. O gestor deve entrar em contato a seguradora e listar todos os bens e serviços que deseja proteger.

É realizada uma análise de risco baseada em certos critérios, como a probabilidade maior ou menor de determinado evento acontecer e o número de pessoas e objetos que serão segurados. Assim, quanto maiores os riscos, mais alto será o valor da apólice. Quanto mais bens o seguro proteger, mais caro ele será.

Para receber as coberturas contratadas, a empresa precisa pagar pontualmente as mensalidades do seguro. Existe também a franquia, que é uma taxa cobrada pela seguradora para aplicar a cobertura.

Por que ele é importante?

A importância do seguro empresarial varia de acordo com a própria organização. Em algumas, os riscos são mais amplos, como no caso de mineradoras, construtoras, joalherias e empresas de segurança. Os prejuízos advindos de roubos, acidentes ou perdas são bem mais altos que os de um seguro.

Contratar um seguro não depende do tamanho da empresa. Pequenas empresas podem, por exemplo, fazer seguro para proteger seus funcionários e/ou produtos.

O que um seguro empresarial pode cobrir?

O seguro pode cobrir praticamente qualquer bem, serviço ou pessoa. O importante é especificar o alvo do seguro e a razão pela qual ele está sendo protegido. Por exemplo, é possível proteger um produto contra roubos, mas não contra danos provocados em eventuais acidentes. E o oposto também pode ser feito.

Uma cobertura mais abrangente é sempre mais cara. Embora seja muito pouco provável, todas as coberturas podem ser acionadas ao mesmo tempo — isso explica o porquê de os valores da mensalidade serem mais altos. O preço é proporcional à quantidade, à gravidade e à possibilidade de um risco se concretizar.

Existem também exclusões, que são o que o seguro não cobre, mesmo considerando uma cobertura muito abrangente. As coberturas mais comuns dividem-se em basicamente dois grupos:

1.    Os danos materiais

Nesse caso, a empresa recebe proteção financeira se o seu patrimônio for prejudicado: matérias-primas, produtos, equipamentos, dinheiro, pagamento de aluguel e outras coisas materiais.

2.    A responsabilidade civil

A empresa fica coberta se ela provocar, de forma involuntária ou acidental, prejuízos a terceiros ou aos seus bens. Quando se fala em terceiros, eles podem ser funcionários, fornecedores ou clientes.

O que fazer para reduzir o preço do seguro empresarial?

seguro empresarial torna-se mais caro se os riscos de um evento trágico se realizar forem maiores. Assim, uma empresa pode recorrer a certas estratégias para contratar apólices mais baratas, como:

  • proteção contra incêndio: usando os equipamentos específicos, como extintores, portas corta fogo, hidrantes em bom estado de conservação e uso;
  • proteção contra roubos e vandalismo: aplicando o controle de acesso e instalando um sistema de segurança eficaz;
  • proteção contra fenômenos climáticos: usando para-raios, revisão de telhados e outras medidas.

A partir das informações deste post, conseguimos ver que o seguro empresarial é importante para qualquer negócio, não importa o ramo de atividade. No entanto, convém aplicar estratégias de segurança que ajudem a reduzir o valor da mensalidade.

Gostou das informações? Deseja conhecer bons equipamentos de segurança, sistemas inteligentes de detecção e combate a incêndios? Então, acesse o site Skyfire!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *