Entenda como a recarga de extintores é feita

Entenda como a recarga de extintores é feita

recarga de extintores deve ser feita a cada vez que o equipamento for usado total ou parcialmente em uma emergência e quando o extintor ficar muito tempo sem uso. Trata-se de um procedimento simples, mas que deve ser feito por profissionais especializados de acordo com toda as normas de segurança previstas na legislação.

Se você tem dúvidas sobre como a recarga de extintores é feita, continue a leitura deste artigo e conheça os principais detalhes desse processo.

Conheça as condições para a recarga de extintores

recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.

A recarga deve ser feita apenas por profissionais qualificados e com certificação, como parte do conjunto de ações relacionadas à manutenção preventiva de extintores. No Brasil, os prazos e demais determinações para inspeção, manutenção e recarga de extintores estão previstos na NBR 12962.

Saiba qual é a frequência de inspeções

A frequência das inspeções varia de acordo com o tipo de extintor. No caso dos extintores com carga de gás carbônico e cilindros para o gás expelente, o intervalo previsto é de seis meses.

Entretanto, para os demais extintores, o prazo de inspeção sobe para 12 meses. Seja qual for o prazo, a finalidade da inspeção é a mesma: verificar se o equipamento mantém as suas condições originais de funcionamento.

A cada inspeção deve ser feito um relatório padronizado, no qual estarão informações como data, identificação dos responsáveis, identificação do equipamento e tipo de manutenção realizada, caso ela aconteça.

A manutenção pode acontecer no próprio local onde o equipamento está instalado ou em uma oficina especializada, sempre que forem evidenciados problemas que possam comprometer o funcionamento do extintor e o projeto de segurança contra incêndio.

Entenda os procedimentos importantes

Entre os procedimentos importantes realizados durante a manutenção de um extintor, estão a regulagem de roscas e válvulas, a limpeza dos componentes e a verificação do indicador de pressão.

Finalizando o nosso artigo, vale a pena destacar que um diferencial fundamental a ser observado nas empresas que fazem a recarga de extintores é o oferecimento de equipamentos reservas enquanto a manutenção é feita.

Quer saber quais são os outros critérios a serem considerados quando se trata de produtos e serviços de combate a incêndio? Então leia também sobre os 4 equipamentos contra incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *