Incêndio: 4 dicas de segurança que podem salvar sua vida

Incêndio: 4 dicas de segurança que podem salvar sua vida

É sempre bom aprender dicas de segurança, pois não sabemos o que nos espera no futuro. É verdade que podemos evitar muitos riscos, mas outros acabam fugindo do nosso controle.

incêndio é um perigo que pode ocorrer em qualquer parte, na cidade ou no campo, em casas ou apartamentos, em residências ou empresas, na terra ou na água (aviões e embarcações também incendeiam).

Neste post passaremos 4 dicas de segurança, as quais poderão salvar a sua vida durante um incêndio. Confira!

1. Ande sempre atento

Isso não quer dizer que você deva andar em todo lugar pensando na possibilidade que esse ou aquele ambiente vai pegar fogo. Mas é importante andar sempre com seus documentos e aparelhos de comunicação;

Um simples celular pode ser um diferencial importante na hora de pedir ajuda. Tenha sempre a mão os números mais importantes para chamadas de emergência e serviços públicos, tais como: pronto-socorro, polícia e do corpo de bombeiros.

2. Inspecione o lugar

Não custa nada ficar de olhos bem abertos nos detalhes, tais como: saída de emergência, a presença e a localização dos extintores, os recursos existentes para pedir socorro, e assim por diante. Procure ficar perto de pontos que facilitem o acesso às rotas de saídas de emergência.

O nível de perigo do incêndio está associado, muitas vezes, à natureza do local e ao tipo de evento. Um show de música, por exemplo, será muito vulnerável devido ao uso contínuo da eletricidade (iluminação e instrumentos musicais).

Uma festa no décimo quinto andar de um prédio pode envolver mais riscos que a mesma festa em uma casa térrea. Lembre-se de que, em um prédio, se a passagem para as escadas e os elevadores estiverem bloqueadas, a situação ficará mais difícil. Em uma casa térrea, as janelas podem ser um meio de fuga; em um apartamento muito alto, isso já é mais difícil.

3. Não se preocupe em salvar objetos

É normal que nos preocupemos em salvar nossos bens, principalmente se o incêndio acontecer em nossa própria residência, já que o importante é priorizar a vida. Portanto, deixe de lado os móveis, os eletrodomésticos, os eletrônicos, as roupas, o dinheiro, os materiais de trabalho. Procure meios de salvar a sua vida e a de sua família!

Conta a lenda que, em um naufrágio, o poeta português Camões foi o único sobrevivente, e que ele conseguiu salvar o manuscrito de “Os Lusíadas”. Mas, nem sempre é possível salvar a própria vida e/ou algum outro “tesouro”.

4. Tome cuidado com os materiais inflamáveis

Procure ficar distante de todos os objetos que queimam facilmente ou podem explodir, pois nem sempre é fácil organizar os pensamentos em um momento de aflição.

Certos materiais, como alumínio e cobre, são capazes de conduzir o calor facilmente. Da mesma forma, madeira e papel são materiais que entram rapidamente em combustão e podem ajudar a aumentar o incêndio. Siga essas dicas e poderá salvar sua vida, minimizando o perigo.

Já passou por alguma experiência de incêndio? Costuma usar os equipamentos mais adequados de prevenção e controle? Deixe sua dica de segurança! Faça seu comentário aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *