Descubra os riscos da fumaça de incêndio para a saúde

Descubra os riscos da fumaça de incêndio para a saúde

Certamente, você sabe o quanto a fumaça do cigarro pode ser nociva a quem não fuma, mas está perto de um fumante: o chamado fumante passivo. Ele pode, em resumo, desenvolver os mesmos problemas que o fumante ativo. 

A fumaça em geral é nociva e não deve ser inalada, seja ela de cigarro ou de qualquer outra origem, especialmente aquela produzida por incêndios. Alguns sobreviventes do incêndio da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, tiveram sequelas psicológicas e físicas que ainda permanecem. Vale dizer que muitas dessas sequelas estão associadas à inalação da fumaça provocada pelo incêndio.

Continue a leitura, então, para saber um pouco mais sobre os riscos da fumaça de incêndio para a saúde!

Os riscos da fumaça de incêndio para a saúde mais graves

pneumologista José Eduardo Júnior explica que a inalação da fumaça de incêndio prejudica o organismo de duas maneiras principais, que ele classifica como problemas críticos:

  1. A inalação das substâncias tóxicas;
  2. As queimaduras internas causadas pela penetração da fumaça quente no organismo.

Conforme suas próprias palavras: “O monóxido de carbono que se forma a partir da queima de materiais entra pelo pulmão e cai na corrente sanguínea, ocupando espaço nos glóbulos vermelhos onde deveria estar o oxigênio. Quando os glóbulos vermelhos ficam tomados por monóxido de carbono, não conseguem transportar oxigênio, o que provoca a morte”.

O médico chegou a falar de vítimas que morreram dentro de uma garagem fechada por inalarem monóxido de carbono. Isso significa que a fumaça gerada pelos incêndios é perigosa tanto por carregar substâncias tóxicas como pela temperatura elevada. 

A ação danosa da fumaça

A temperatura alta da fumaça causa danos nos brônquios e na traqueia, alcançando os alvéolos, que estão situados no interior dos pulmões, onde acontece a troca de gases gás carbônico e oxigênio.

Ao inalar fumaça excessivamente quente, os brônquios se fecham, obstando a passagem do ar. A pessoa pode sentir falta de ar e dores ao mesmo tempo, já que a traqueia possui nervos. O monóxido de carbono, juntamente com os danos causados pelo calor, pode matar a vítima em apenas alguns minutos.

Os riscos e sequelas da fumaça de incêndio para a saúde

Muitas vítimas de incêndios conseguem se recuperar completamente. Permanecem no suporte de oxigênio pelo período necessário, sob acompanhamento médico, enquanto o monóxido de carbono é liberado. 

Mas nas situações em que a oxigenação permanece baixa por um longo período, as sequelas neurológicas podem aparecer. Encefalopatia anóxica é o nome dado à lesão de natureza neurológica resultante da falta prolongada de oxigênio no cérebro. Em situações assim, a vítima entra em coma. 

As lesões químicas e térmicas cicatrizam, mas podem gerar doenças crônicas (como ocorre com os fumantes). Em situações mais sérias, o paciente pode ficar limitado em relação a algumas atividades. A cicatrização não cria um tecido igual ao que foi lesionado, perdendo algumas vezes a capacidade de trocar oxigênio eficientemente com o sangue. Lesões muito graves podem resultar na necessidade de o paciente necessitar de suplementação de oxigênio até o fim de sua vida.

As vias respiratórias, queimadas pela fumaça inalada, ficam mais vulneráveis a infecções que podem matar com o tempo. A fumaça também pode levar partículas sólidas dos materiais queimados aos pulmões, onde se solidificam e permanecem, aumentando a possibilidade de doenças.

O caso da Boate Kiss: fumaça x fogo

Para compreender melhor os riscos da fumaça de incêndio para a saúde, vale a pena analisar um dos mais trágicos casos de incêndio ocorridos no país: o da Boate Kiss. O já citado pneumologista acredita que a maior parte das vítimas morreu por asfixia: o monóxido de carbono e a fumaça teriam sido os grandes vilões que causaram a maioria dos óbitos.

As queimaduras internas também deixam os cabelos e o rosto queimados. Como muitos corpos não estivessem carbonizados, o médico supõe que a causa mortis foi realmente a asfixia. Tratam-se de hipóteses, mas com fundamentação científica. Quando existe muita fumaça e elevada concentração de toxinas, a vítima acaba ficando inconsciente mais rápido.

Percebe-se, portanto, que há muitos riscos da fumaça de incêndio para a saúde, sem esquecer os problemas emocionais.

Entendeu agora qual é o problema envolvido com a fumaça em uma situação com fogo? Aproveite e veja 4 dicas de segurança que podem salvar sua vida em incêndio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *