Descubra a importância do detector de calor para empresas

Descubra a importância do detector de calor para empresas

Os sistemas de prevenção e combate a incêndio desenvolveram-se muito devido às mais modernas tecnologias, que permitem maior precisão na detecção do sinistro e nas ações posteriores de remoção ou fuga. Nesse cenário, os detectores continuam sendo importantes equipamentos para um bom sistema empresarial ou residencial.

Muitos equipamentos valiosos dentro do conjunto merecem ser mencionados, como os detectores de fumaça e de calor, os sprinklers (mais conhecidos como chuveiros automáticos), as ferramentas sinalizadoras e outros. Neste artigo, falaremos especificamente sobre o detector de calor para as empresas. Confira!

O que é um detector de calor?

Algumas pessoas ainda confundem detector de fumaça e de calor, julgando que são um mesmo dispositivo. Embora fumaça e calor estejam muito associados, os detectores são diferentes. O detector de fumaça monitora o ambiente e só emite alerta se identificar a presença de fumaça.

detector de calor, por outro lado, monitora a temperatura ambiental, alertando se a temperatura ficar acima dos valores aceitáveis. Esse equipamento, também conhecido como termovelocímetro, começa a trabalhar perante uma temperatura de 56º C ou quando identifica uma variação de temperatura superior a 8º C em apenas um minuto.

Quais são os lugares mais recomendados para usar o detector de calor?

Os detectores de calor podem ser usados, de preferência, em ambiente onde o calor intenso e as chamas mais altas acontecem logo no começo do incêndio, ou seja, em áreas de armazenamento de produtos inflamáveis, em cozinhas industriais, em indústrias em geral e também nas proximidades de motores, bem como em espaços em que não é possível utilizar os detectores de fumaça.

Como é o funcionamento do detector de temperatura?

detector de calor também é chamado de detector de temperatura, ou sensor de temperatura. O princípio para que ele funcione baseia-se em revisores que são muito sensíveis às mudanças na temperatura — são os termistores. Há dois termistores, sendo que o primeiro fica exposto à temperatura do ambiente e o segundo fica em um compartimento interno, fechado. Se tudo estiver adequado, esses dois termistores estarão sempre em equilíbrio.

Caso comece algum incêndio, o termistor exposto passará por um aumento na temperatura bem mais rápido que o dispositivo que está lacrado. Detectada a diferença predefinida entre os valores, o sensor é ativado. Em outros momentos, o detector de calor é ativado quando a temperatura chega a um limite máximo. Isso significa que, ainda que a temperatura se leve gradualmente, o detector percebe e entra em ação.

Qual é a legislação afim ao tema?

Conforme a norma EN 54, a menor área que o detector deve cobrir pode alcançar os 54 metros quadrados e os 8 metros de altura. Mas o emprego do equipamento está condicionado a alguns fatores, como o nível de inclinação do telhado, a proximidade com equipamentos de ar-condicionado, a existência de vãos e outros pontos que devem ser avaliados durante o projeto e a instalação dos detectores.

Quais são as vantagens de usar detector de calor em empresas?

detector de calor não consiste em um dispositivo de segurança de vida. Mas eles são de enorme importância para detectar e notificar nos casos em que ocorrem incêndios em lugares onde o detector de fumaça não pode ser instalado. A utilização desses dispositivos contribui para otimizar o tempo enquanto se debela o fogo ou se efetiva a evacuação da empresa.

Como existem tipos diferentes de detectores de calor, cada um oferece suas vantagens e limitações. O importante é escolher os modelos que mais são compatíveis com as necessidades do negócio. Eles ajudam na proteção das vidas dos profissionais e do patrimônio físico.

Vimos, assim, o quanto o detector de calor tem potencial para otimizar o sistema de combate a incêndios, tornando-o mais eficaz e preciso. Trata-se de um equipamento de alta relevância para uma empresa.

E já que falamos sobre patrimônio empresarial, aproveite para compreender como funciona o seguro empresarial. Imagine se um incêndio consome toda a edificação! Reflita sobre o tamanho do prejuízo se você não tiver um seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *