Conheça os tipos de sprinklers e entenda para o que funciona cada bico do chuveiro automático

Conheça os tipos de sprinklers e entenda para o que funciona cada bico do chuveiro automático

O sprinkler, que também é conhecido como chuveiro automático, trata-se de um mecanismo muito importante para combater incêndios. Ele é responsável por erradicar focos de incêndio, antes que eles se desenvolvam e espalhem as chamas por todo o ambiente.

Sua instalação se dá por meio de uma distribuição uniforme de bicos interligados por conexões e tubulações aéreas, responsáveis por jogar água diretamente nesse foco. Para garantir um bom funcionamento do produto, é fundamental seguir todas as normas de segurança.

No mercado, existem diversos tipos de sprinklers. Então, leia este artigo com muita atenção para saber qual deles atende melhor a sua necessidade.

Sprinklers ampola de vidro ou pendentes

Esse é um dos tipos de sprinklers mais comuns. Nele, o bico do chuveiro automático tem o formato de uma ampola de vidro, por isso ele também é conhecido como pendente. Assim que o detector identifica calor no ambiente, o recipiente se rompe por causa da pressão recebida e inicia sua ação imediatamente.

Sprinklers liga fusível

Ainda que não seja muito usado no Brasil, o liga fusível tem desempenho equivalente ao bico chuveiro automático de ampola de vidro. Em sprinklers como esse, seu funcionamento se inicia quando um de seus componentes entra em fusão logo que percebe a presença de calor no ambiente.

Sprinklers Sidewall

Os tipos de sprinklers denominados sidewall são desenvolvidos para instalação em locais muito estreitos, como corredores, quartos de hotéis e hospitais. Versáteis, eles são extremamente sensíveis e contam com a ampola de vidro em seu bico. A diferença está apenas em seu design mais compacto, com acabamento geralmente cromado.

Sprinklers Embutidos

Os sprinklers embutidos, também conhecidos como “concealed”, são mais apropriados para estabelecimentos comerciais e industriais. Esses locais, normalmente, exigem um acabamento no forro do teto mais específico, e a canopla desse item é mais indicada para encaixe. O bico desse chuveiro automático também é em ampola de vidro.

Sprinklers Upright

Os sprinklers upright são também conhecidos como modelos padrão. Eles são chuveiros automáticos fechados, que possuem uma ampola de vidro acoplada em seu centro. Eles funcionam exatamente da mesma maneira que o sprinkler pendente, o que muda é apenas seu formato, que é um pouco maior e mais resistente.

Sprinklers Dry

Os sprinklers dry estão entre os tipos de sprinklers mais específicos do mercado. Eles foram projetados, especialmente, para atuar em ambientes de temperaturas baixas, que podem até mesmo ser sujeitas a congelamento. Em casos de incêndio, o calor é identificado pela ampola de vidro e aciona uma mola, que permite que a água seja lançada. Seu formato também é diferenciado, pois é mais comprido e menor que os outros.

Como você pode ver, embora tenham a mesma função, cada sprinkler é mais adequado para um tipo de ambiente e de segmento comercial. Portanto, além de pesquisar a respeito de valores, instalação e fornecedores, tenha certeza de que o acessório escolhido corresponde às suas necessidades.

Você já sabia que existiam tantos tipos de sprinkler? Seu sistema de prevenção e detecção de incêndio já conta com esse chuveiro automático? Então acesse o nosso site e conheça os modelos Skyfire!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *