Como realizar um projeto de segurança contra incêndio?

Como realizar um projeto de segurança contra incêndio?

Os números de focos de incêndio registrados neste ano, só no estado de São Paulo, são alarmantes. Segundo o site de notícias G1, até o mês de julho de 2018, a quantidade bateu e superou os números do mesmo período do ano passado: foram 1.240 registros, contra 619 do ano passado.

Esse é só mais um motivo para justificar a necessidade de se precaver contra incêndios, especialmente em estabelecimentos comerciais. Por isso, descubra o que é um projeto de segurança contra incêndio e para que serve esse documento.

Afinal, o que é um projeto de segurança contra incêndio?

Se você está pensando em abrir um estabelecimento comercial, atenção: para que esse local tenha a permissão para funcionar, será preciso garantir um projeto de segurança contra incêndio.

Esse documento serve para garantir a segurança das pessoas que venham a frequentar esse local e é exigido para obtenção/ renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Como funciona o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.) é um documento com a função de atestar, após a respectiva vistoria, que a edificação atende as normas de segurança contra incêndio previstas pela legislação.

Afinal, acidentes podem acontecer em qualquer lugar, mas é preciso garantir que o seu estabelecimento é seguro de acordo com as características específicas da edificação.

E como realizar um projeto de segurança contra incêndio?

Fazer esse projeto pode ser complicado ou pode ser simples. Tudo depende da empresa escolhida para a sua elaboração. Empresas consolidadas no mercado sabem quais são as normas e como segui-las à risca para que o projeto seja aprovado rapidamente.

Mas se você contratar uma empresa inexperiente a dor de cabeça pode ser grande, e os custos também. Para se ter ideia, segundo o portal de notícias Campo Grande News, no estado do Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros já chegou a reprovar 75% dos projetos contra incêndio. O motivo? Falta de adequação e esquecimento de exigências básicas.

Segundo o Coronel, raramente os projetos são aprovados logo na primeira tentativa. Muitas vezes, alguns pontos imprescindíveis são deixados de lado. Com isso, existem casos onde o interessado até desiste de tentar. Complicado, não é mesmo?

Entre os pontos analisados no projeto, cerca de 23 tópicos de segurança são avaliados. Nesse número, estão incluídos itens como: iluminação de emergência, sinalização, extintores, hidrantes, sprinklers, detectores de fumaça, de chamas, entre outros.

Como vimos, na hora de executar o seu projeto de segurança contra incêndio utilize o que há de melhor disponível no mercado. A partir das informações deste artigo, o seu projeto, certamente, será o melhor!

Procurando por fornecedores de qualidade para equipar o seu estabelecimento de acordo com as normas exigidas pelo corpo de bombeiros? A Skyfire possui produtos e sistemas inteligentes no combate ao incêndio. E mais: tudo é entregue em até 48 horas, possui 3 anos de garantia e, ainda, acompanhamento técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *