Como planejar a instalação de equipamentos de incêndio?

Como planejar a instalação de equipamentos de incêndio?

A instalação de equipamentos de incêndios são fundamentais em um plano de combate a incêndios. É importante que, pelo menos, alguns usuários do espaço saibam manejar os recursos. É importante também que exista uma brigada de incêndio em empresas e em condomínios.

A prevenção contra incêndio deve ser planejada com antecedência. Afinal de contas, é muito melhor evitar uma situação crítica que lutar contra ela, certo? Neste artigo, mostraremos como planejar a instalação de equipamentos de incêndio. Confira!

O projeto de prevenção para instalação de equipamentos de incêndios

projeto de prevenção deve considerar a instalação de equipamentos de incêndio disponíveis no mercado. É necessário fazer uma lista de todas as técnicas de prevenção e as características de instalação. Isso inclui o sistema de detecção de incêndio, o sistema de alarme e o sistema de iluminação de emergência. Vale observar que o projeto de prevenção precisa ter fontes de energia alternativas, como gerador de energia elétrica ou bancos de baterias. 

O projeto precisa estar de acordo com as normas, os decretos e as leis pertinentes. Considerando as normas da ABNT, os códigos de obras dos municípios e as orientações técnicas do Corpo de Bombeiros. 

Os sistemas usados na instalação de equipamentos de incêndios

Os sistemas de detecção e alarme de incêndio devem ser formados por um conjunto de elementos organizados de acordo com um planejamento prévio e corretamente integrados entre si para oferecer informações a respeito de início de incêndio a partir de sinalizadores visuais e sonoros. Os elementos devem estar aptos a acionar prontamente os sistemas automáticos de combate a incêndio.

Os sistemas de detecção levam em conta três fenômenos: a fumaça, o calor e a radiação da luz. A central de alarme recebe os sinais emitidos pelos acionadores manuais e detectores automáticos, processa-os e transforma-os em sinais que podem comandar os outros elementos do sistema.

A central de alarme

central de alarme não pode faltar em um projeto de prevenção e combate a incêndios. Ela deve identificar os circuitos de detecção e fazer a indicação dos pontos que foram atingidos. Isso facilita a compreensão da equipe que supervisiona e combate os incêndios.

A instalação de extintores

Em se tratando da instalação de equipamentos de incêndio, a instalação de extintores merece uma atenção especial, pois envolve a proteção do patrimônio e a segurança dos usuários do espaço. É importante analisar as características do local para definir um projeto que atenda da melhor maneira possível as expectativas de cada cliente e lugar.

Os extintores devem ser instalados em pontos estratégicos, com sinalização adequada. Oferecendo mais praticidade nas situações de emergência, o que é fundamental para evitar tragédias e outros prejuízos.

Os extintores costumam ser colocados perto de escadas e de saída de emergência, na maioria das vezes nas paredes ou no chão. A localização precisa dependerá, contudo, da planta do lugar e das condições gerais da edificação.

Da mesma forma, é preciso considerar a instalação dos chuveiros automáticos (sprinklers), que precisam ser estrategicamente organizados, em quantidade suficiente conforme a área e em bom estado de funcionamento, garantindo que, depois de acionados, eles lancem água sobre os focos de fogo. 

instalação de equipamentos de incêndios é um processo importante em qualquer projeto de prevenção e combate a incêndio, considerando que é a partir deles que será feita a prevenção e o combate, quando necessário. 

Veja imagens de bons equipamentos, acompanhando as publicações da empresa nas redes sociais. Siga-nos no Facebook e no YouTube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *