Aprenda como realizar uma manutenção preventiva

Aprenda como realizar uma manutenção preventiva

Realizar manutenções em sistemas de segurança garante que eles estarão prontos para funcionar quando for necessário. Considere, por exemplo, que alguns chuveiros automáticos não funcionam diante de um sinistro. Isso pode gerar fatalidades e perdas inestimáveis.

manutenção preventiva é recomendada em todos as instalações e equipamentos e, mais ainda, naqueles que garantem a segurança de um determinado local. Que tal mais sobre esse tipo de manutenção? Confira a seguir.

Faça a manutenção preventiva do sistema de combate a incêndio

Um sistema de combate a incêndio ajuda a reduzir perdas elevadas em qualquer empreendimento. Contudo, para funcionar corretamente e impedir as destruições e prejuízos causados pelos incêndios, o sistema precisa de manutenção preventiva periódica e eficiente. Ela reduz os riscos de que o sistema venha a apresentar algum problema.

São medidas preventivas que precisam ser realizadas por profissionais capacitados para a realização de ensaios regulares que testam o funcionamento e entreguem diagnósticos: de calibragens, de limpeza e de regulagem dos equipamentos.

Para efetivar a manutenção, vale dizer desde já que é fundamental respeitar as normas técnicas e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros (IT – CB).

Defina um responsável pela manutenção preventiva

Cabe aos diretores, gerentes e os profissionais de segurança do trabalho definirem um responsável pelo programa de manutenção preventiva dos equipamentos que protegem contra incêndios.

De qualquer modo, todas as pessoas que usam o espaço devem se responsabilizar pela inspeção de forma simples, ou seja, se identificarem alguma falha, devem comunicar imediatamente ao responsável pelo sistema de segurança.

Estende-se, desse modo, a responsabilidade a todos que ocupam a edificação, em diferentes graus certamente. Mas todos devem inspecionar, pois pequenas atitudes podem ajudar a salvar o patrimônio e muitas vidas.

Entenda os transtornos causados por manutenção precária

São muitas as perdas resultantes de incêndios não extintos em diferentes estabelecimentos pelo Brasil: empresas, indústrias, casas de eventos, condomínios. Essas perdas (que envolvem, não apenas os bens materiais, mas vidas humanas) são consequências da falta de manutenção preventiva ou de uma manutenção precária.

Os principais problemas encontrados em um sistema de segurança sem a devida manutenção são:

  • os reservatórios de água para incêndio vazios;
  • as bombas de incêndios, sistemas de detecção e de alarme inoperantes;
  • os equipamentos de combate a incêndios danificados;
  • as válvulas de controle dos hidrantes e chuveiros automáticos fora de operação.

Conheça todos os itens do sistema de segurança

Apesar de falarmos em sistema de segurança contra incêndio, ele é composto por outros sistemas menores.

Os mais importantes são: o sistema de sprinklers, os chuveiros automáticos; o sistema de hidrantes; o sistema de iluminação de emergência; o sistema de extinção automática; o sistema de detecção e alarme de incêndio; o sistema de sinalização (placas sinalizadoras).

Como vimos, a manutenção preventiva reduz os riscos, diminuindo o número de vidas e bens perdidos. Também permite que os processos produtivos continuem normalmente, pois evitam que incidentes pequenos e aparentemente sem grande importância se transformem em tragédias.

Se você gostou deste post, não deixe de assinar a newsletter — assim, ficará sempre bem informado, recebendo conteúdo atualizado periodicamente em seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *