Aprenda como avaliar o custo-benefício de seus equipamentos de proteção

Aprenda como avaliar o custo-benefício de seus equipamentos de proteção

Tão importante quanto promover o uso dos acessórios que preservam a integridade física dos trabalhadores é saber como investir na aquisição dos equipamentos de proteção. Inclusive, é essencial também saber o retorno desse investimento para a empresa.

Ao entender melhor o custo-benefício dos equipamentos de proteção, é possível reduzir as despesas e otimizar os processos relacionados ao uso e à preservação dos materiais. Continue a leitura deste artigo a saiba mais sobre o assunto.

Saiba o que avaliar nos equipamentos de segurança

Para calcular o custo-benefício dos equipamentos de proteção é preciso levar em conta critérios específicos. Estes devem ser selecionados de acordo com as normas de segurança do trabalho previstas em lei.

Entre os aspectos a serem avaliados, encontram-se, por exemplo:

  • custo;
  • durabilidade do equipamento em horas de trabalho;
  • experiência de uso na avaliação do trabalhador;
  • defeitos de fabricação;
  • condições ambientais nas quais o equipamento é usado.

Dessa forma, é possível saber quanto se gasta por dia e por mês com um determinado equipamento de proteção, o que facilita a decisão de compra. No entanto, vale lembrar que o preço pode ser um critério de escolha perigoso quando se trata de equipamentos de proteção individuais ou coletivos.

Entenda por que o baixo preço não é um bom critério de escolha

Ao escolher equipamentos de proteção levando em consideração apenas o preço baixo, a empresa coloca a integridade física de seus funcionários em risco, o que pode levar a um prejuízo muito maior para o negócio no futuro.

É preciso lembrar que o preço dos acessórios está relacionado ao tipo de material com o qual ele é feito. Esse material é específico para o uso com uma finalidade específica. Além disso, mesmo que o equipamento de proteção seja destinado para o uso adequado, os materiais mais baratos têm uma durabilidade menor, o que acarretará na necessidade de novas aquisições mais brevemente.

Para melhorar o aproveitamento dos equipamentos de proteção desde a sua compra até o uso adequado pelos trabalhadores, o ideal é criar processos de planejamento, monitoramento e registro de dados. Assim, é possível saber de fato qual é o custo-benefício de cada material, acompanhando a sua performance à medida que é utilizado pelos trabalhadores.

Crie estratégias de planejamento e monitoramento

A gestão de segurança ocupacional nas empresas deve incluir rotinas específicas para planejar, acompanhar e avaliar todo o processo relacionado aos equipamentos de proteção. Com isso, é possível produzir dados sobre o desempenho dos acessórios, registrando informações sobre tempo de vida útil, dificuldades no uso, ocorrência de falhas e outros aspectos importantes.

Então, os critérios de escolha dos equipamentos de segurança serão baseados na experiência real de uso, o que promove a economia de recursos e aumenta a efetividade das ações de proteção dos trabalhadores.

Chegando ao final do nosso artigo, você tem alguma dúvida sobre como avaliar o custo-benefício dos equipamentos de proteção? Deixe sua pergunta nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *