O que é acionador manual endereçável e para o que serve

O que é acionador manual endereçável e para o que serve

Um sistema de alarme e detecção de incêndio é de extrema importância para qualquer imóvel residencial, corporativo ou industrial. É importante que ele seja instalado de forma completa, com todos os itens obrigatórios por lei.

Um deles é o acionador manual endereçável. É fundamental que ele esteja devidamente programado e conectado à central de alarme. Ele também poderá ser ativado por qualquer pessoa, quando identificado o princípio de incêndio.

Para saber melhor o que é, como funciona e para que serve esse aparelho, basta ler este artigo. Assim, você tira suas dúvidas e cuida melhor do seu sistema. Confira!

O que é acionador manual endereçável?

O acionador manual endereçável é um dispositivo que pode ser acionado manualmente por qualquer pessoa. Ele deve ser utilizado quando o foco de incêndio não for identificado de imediato por outros dispositivos, tais como: detectores de calor ou fumaça.

Por esse motivo, deve ser instalado em pontos estratégicos de paredes e corredores, a uma altura padrão, acessível para qualquer indivíduo. Existem diferentes modelos de acionadores disponíveis no mercado, que podem ser escolhidos conforme a necessidade da aplicação.

O mais conhecido é aquele que possui uma pequena tela de vidro, que deve ser quebrada com um martelinho para disparar o comunicado. Contudo, modelos mais modernos também estão se popularizando no mercado e exigem apenas que um botão preto centralizado seja apertado para sinalizar a central.

Como ele funciona?

Considerado um equipamento econômico, o acionador manual endereçável precisa de apenas dois fios para ser monitorado pela central. Ele é endereçado à central de alarme, ou seja, precisa ser programado de acordo com seu local de origem para repassar a informação correta de alarme.

Pode ser instalado em corredores de andares diferentes de um prédio, bem como dentro de escritórios e lojas. Assim, quando for acionado, enviará a mensagem para a central e exibirá o endereço exato de onde existe foco de incêndio — o que evita buscas longas e perda de tempo.

Alguns acionadores possuem LED de indicação, que acendem geralmente em cor vermelha e demonstra que há incidência de fogo no ambiente. Caso pisque em outra cor, geralmente é apenas para avisar que o equipamento está ligado e preparado para uso.

Quais são suas características?

Normalmente, o acionador manual endereçável é uma pequena caixa vermelha, bastante compacta, que pode ser até mesmo de acrílico. Na versão que possui apenas um botão para pressão, uma chave de rearme ajuda a deixar o dispositivo pronto para um novo uso, mesmo que seja logo após a ocorrência do foco de incêndio.

Existem também alguns modelos em que esse rearme acontece de modo automático. Por ser bastante sensível, é mais indicado para ambientes internos, embora seja totalmente resistente a raios UV.

Agora que você conhece a importância do acionador manual endereçável, não deixe de conferir se seu sistema de prevenção de incêndio conta com esse dispositivo. E, principalmente, se ele está ativado corretamente.

Esse artigo foi útil para você? A manutenção de seu sistema está em dia? Deixe um comentário abaixo e conte sobre suas providências a respeito do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *