6 dicas para evitar vazamento de gás

6 dicas para evitar vazamento de gás

Os vazamentos de gás são perigosos, pois envolvem riscos como explosão, intoxicação e morte por asfixia. Hoje, além do tradicional uso dos botijões de gás, também é usado o gás canalizado em empreendimentos maiores, como empresas, indústrias e condomínios.

Os incêndios resultantes das explosões com gás podem ser fatais e de grandes proporções. Entretanto, existem normas que devem ser seguidas para garantir a correta instalação dos botijões ou dos canos de distribuição. Veja 6 dicas para evitar vazamento de gás!

1. Verifique o lacre e o estado do botijão

Esse é o primeiro passo de prevenção contra vazamentos. A verificação do lacre confirma se o botijão é realmente de origem confiável.

No lacre, no próprio corpo do botijão ou no rótulo costuma vir gravado o nome da companhia que distribui o produto. Se o botijão vier amassado ou com sinais de corrosão, o ideal é não aceitá-lo.

2. Faça o teste do vazamento de gás

Tratando de botijões de gás, o correto é realizar o teste de vazamento. O teste caseiro da espuma ainda é muito eficiente para detectar a integridade do botijão. Basta pegar uma bucha de cozinha e colocar sabão ou detergente, em pouca quantidade.

Despeje um pouco de água e aperte a bucha até que ela forme uma espuma. Em seguida, passe a bucha na válvula do botijão. Caso apareçam bolhas, é sinal evidente de que existe um vazamento de gás.

3. Guarde o botijão no lugar apropriado

O botijão, por causa do produto que contém, deve ser colocado em um lugar arejado e limpo, evitando que sujeiras caiam sobre sua válvula. Ele não deve ficar muito próximo de caixas de gordura, ralos e esgotos — aproximadamente um metro e meio de distância.

O botijão não pode ficar à mercê do sol, das chuvas e da umidade. Também não deve ficar exposto às correntes de ar, pois a operação de cozimento pode se tornar mais demorada (consumindo mais gás) e o vento pode apagar o fogo e gerar vazamento. Evite armazenar o botijão em ambientes fechados, como banheiro, armário de pia ou porão.

4. Cuidado com as argolas

Observe também as argolas ou aros do botijão, elas exercem uma importante função de proteção.

Os aros de cima devem proteger as válvulas, bem como os outros dispositivos de segurança, favorecendo também a manipulação segura do produto. Os aros debaixo têm que oferecer proteção integral à calota do recipiente.

5. Preste atenção na posição da mangueira em relação ao fogão

A mangueira pode estar na posição inadequada, o que favorece a ocorrência de vazamento. A mangueira não deve passar atrás do fogão, já que a temperatura elevada tende a causar danos no plástico, favorecendo o aparecimento de vazamento de gás e rachaduras.

Se for preciso passar a tubulação por trás do fogão, o correto é usar tubo de cobre e não de PVC. Da mesma forma, use tubo de cobre se o botijão estiver distante do fogão mais de 90 centímetros.

6. Siga os passos para evitar vazamento de gás canalizado

No caso de gás canalizado, vale a pena seguir os passos:

  • o sistema de tubos deve ficar em área arejada, evitando passar por dutos de ventilação, chaminés, aquecedores;
  • a conexão de tubos e emendas deve ser executada com muita atenção, respeitando o que diz o projeto;
  • em caso de não existir passagem de ar que garanta a ventilação na cozinha, evite a acumulação de gás e fumaça, as grelhas de ventilação são uma boa alternativa;
  • sobre os sistemas elétricos e mecânicos é preciso executar da forma adequada os circuitos e fazer a manutenção preventiva em interruptores e tomadas;
  • a estanqueidade do sistema está diretamente associada à execução adequada das conexões e ao processo de instalação dos aparelhos (normas técnicas regulam a realização de testes que comprovam a estanqueidade do sistema).

Como pudemos ver ao longo deste post, essas são excelentes medidas para evitar o vazamento de gás em casas, condomínios e estabelecimentos comerciais. Ao seguir as nossas dicas, certamente, você estará em segurança!

Continue se aperfeiçoando sobre segurança e formas de prevenção contra incêndio. Assine a newsletter para receber dicas diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *