Receba dicas grátis!

5 dicas de treinamento contra incêndio

Nem sempre é fácil manter o controle em uma situação de perigo. Isso acontece porque muitas das vezes as pessoas não estão preparadas e não possuem o conhecimento necessário para lidar com isso. Daí a importância de instruí-las a respeito, especialmente no ambiente de trabalho.

Neste artigo, você confere 5 dicas de treinamento contra incêndio. Assim, saberá como agir diante de um acidente envolvendo fogo. Acompanhe!

1. A água pode acabar com o fogo ou fazê-lo piorar

Se ao pensar em incêndio sua primeira atitude é sair jogando água por todo lado, é melhor repensar. É exatamente para evitar maiores prejuízos que existem diferentes tipos de extintores, destinados a diferentes focos de incêndio.

Quando o fogo está sendo alimentado por combustíveis sólidos, como papel, madeira e tecidos, a água é, de fato, o agente extintor indicado. Mas, se o fogo é provocado por líquidos inflamáveis, a água pode potencializar a situação de risco.

2. Utilize um pano molhado em casos de muita fumaça

Respirar em um ambiente onde há muita fumaça não é recomendado, além de ser altamente sufocante. Cerca de 75% das mortes durante incêndios são causadas pela fumaça, e não pelo fogo em si. Entre os motivos, estão a perda de visibilidade, pois a fumaça impede que as pessoas enxerguem normalmente, e também a inalação de gases tóxicos.

Portanto, se a fumaça começar a tomar conta do local onde você está, a primeira coisa que deve ser feita é umedecer um pedaço de tecido e proteger o nariz e boca. Isso vai ajudar você a se resguardar de uma intoxicação, impedindo a entrada de excesso de fumaça em seus pulmões.

4. Não tente apagar o fogo, apenas salve a sua vida

Dependendo da proporção do foco de incêndio, não é recomendado que você tente ajudar a conter as chamas. O mais prudente a se fazer é procurar a saída de emergência mais próxima e sair do local onde o incêndio está acontecendo.

Entre em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193 e deixe que eles tomem conta do resto. De todas as recomendações de treinamento contra incêndio, essa é a principal delas.

5. Invista em um treinamento contra incêndio para todos os funcionários

Muitas vezes, estar em uma situação de emergência faz com que o desespero tome conta das nossas ações. E é justamente por isso que seguir essas dicas é importante. São ações tecnicamente simples, mas que podem ajudar a salvar vidas

E se você é dono de uma empresa, já deve saber que o ideal é investir em um treinamento contra incêndio para os seus colaboradores. Dessa forma, quando o pior acontecer, todos saberão exatamente como agir.

Como vimos, o treinamento contra incêndio é uma das formas mais eficazes de preservar vidas. Com as dicas citadas, você e a sua equipe estarão prontos para agor em situações de risco!

Gostou das informações deste post? Não conhece um profissional capacitado para oferecer esse treinamento? Entre em contato com a Skyfire e obtenha mais informações!

Adicionar comentário